Energia

O setor energético é de importância vital em todo o mundo e para todos os setores de atividade. Questões relacionadas com a energia ocupam um lugar central no desenvolvimento sustentável porque estão relacionadas com todos os aspetos da nossa vida, sejam eles de cariz mais social, económica ou ambiental. A energia influencia os estilos de vida, o acesso à água, a produção agrícola, a saúde, a educação e muitas outras áreas. Sem energia o mundo deixa de se mover.

A incerteza quanto ao custo das fontes de energia tradicionais, juntamente com a necessidade de evitar a poluição e os impactos das alterações climáticas, colocou uma pressão considerável na necessidade de diversificar os sistemas de energia e melhorar a eficiência da produção, do armazenamento, da distribuição e do consumo de energia.

Ao mesmo tempo que continuam a existir necessidades básicas por suprir com a ajuda da energia, os países mais desenvolvidos procuram fazer a transição para uma economia com energia sustentável, com vista a contrariar o aquecimento do planeta e a garantir a disponibilidade de recursos naturais.

Em Portugal a premissa passa pela aposta na eficiência energética, através de duas ações específicas:

A intensidade energética da economia portuguesa – o consumo de energia do País em função do PIB produzido em cada ano – continua a ser bastante mais elevada do que a média europeia. Sendo este um fator crítico de competitividade e de redução de custos, a prática revela que há resistência à realização de investimentos de eficiência energética. O BCSD vai desenvolver iniciativas para promover a eficiência energética nas empresas portuguesas pela via do exemplo, através da partilha de casos de estudo de eficiência energética bem-sucedidos que demonstrem de forma quantitativa as vantagens obtidas.

Medir e acompanhar, de forma sistemática, os consumos energéticos é uma exigência crescente da eficiência nesta área. Existe já um conjunto muito significativo de ferramentas de análise e reporte de consumos, com finalidades e âmbitos diferentes, que no entanto não são utilizados de forma tão abrangente como poderiam. O BCSD vai mapear, junto dos seus membros, as principais soluções que utilizam, de medição e redução do consumo de energia, através da identificação das respetivas ferramentas utilizadas e/ou desenvolvidas.