Consulta pública “Caminho para uma estratégia nacional de educação ambiental 2020”

Consulta pública “Caminho para uma estratégia nacional de educação ambiental 2020”

Data da publicação: 15/02/2017

O BCSD participou na consulta pública sobre o “Caminho para uma estratégia nacional de educação ambiental 2020” no âmbito do processo de elaboração da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA), promovida pelos Ministérios do Ambiente e da Educação.

A ENEA vai resultar de um processo participativo que teve início em dezembro de 2016 e que terminará em junho 2017. Na primeira fase do processo, esteve em discussão o conteúdo do documento “Caminho para uma Estratégia de Educação Ambiental 2020”.

Em resposta à consulta pública, o BCSD defendeu a pertinência de uma estratégia nacional de educação ambiental para o período 2017–2020 enquanto necessária face aos desafios atuais e aos compromissos assumidos no contexto do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De modo geral, o BCSD reiterou os eixos e princípios definidos no documento, mas sugeriu uma abordagem mais abrangente. Para o BCSD, faz mais sentido falar num Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, uma vez que o tema da Agenda Internacional para 2030 é o desenvolvimento sustentável e não o ambiente, e, ainda, que a economia do futuro é uma economia descarbonizada assente nos princípios do desenvolvimento sustentável e capaz de gerar milhões de postos de trabalho.

Uma opinião mais elaborada do documento e um conjunto de propostas de melhoria são detalhadas no documento “Contributo do BCSD Portugal para o documento “Caminho para uma estratégia nacional de educação ambiental 2020””.

Contributo do BCSD para a consulta pública

2017-10-17T16:06:18+00:00