Economia circular

Incentivar a transição

Economia circular é a transição do modelo linear de produção de bens e serviços, para um modelo circular. Este modelo defende que os resíduos devem ser transformados, através da inovação, em potenciais subprodutos ou outros materiais, que promovam a reutilização, recuperação e reciclagem. O modelo circular assume que os produtos e serviços têm origem em fatores da natureza, e que, no final de vida útil, retomam à natureza através de resíduos ou através de outras formas com menor impacte ambiental. No modelo circular os ciclos de vida dos produtos são otimizados - desde a conceção e desenho, aos consumos ao longo do período de vida do produto, ao processo de produção e à gestão dos resíduos que não foram possíveis de eliminar. Um pouco por todo o mundo, há muitas empresas de diferentes dimensões com projetos de economia circular.

O BCSD tem vindo a promover quer a ecoinovação e o ecodesign de novos produtos e serviços, quer a utilização de resíduos na produção de novos produtos, através da promoção do conceito de economia circular. O BCSD conta com um grupo de trabalho dedicado aos temas da economia circular que tem como objetivo potenciar sinergias entre as empresas associadas do BCSD na área dos resíduos e subprodutos.

No sentido de contribuir para a disseminação e implementação do conceito de economia circular nas empresas portuguesas, o BCSD é membro do Smart Waste Portugal e do grupo de trabalho de economia circular da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), grupo que reúne associações empresariais, empresas, academia e centros de investigação.

Benefícios da economia circular

A economia circular é uma emergente abordagem à produção e ao consumo que permite desenvolver inovação, novos produtos, serviços e novos modelos de negócio, que contribuem para um relacionamento mais equilibrado, e criativo, entre empresas, consumidores e os recursos naturais.

É também uma forma de inovar

 

 

 

 

Brochura sobre economia circular do BCSD que apresenta seis projetos no âmbito da economia circular que estão em curso em Portugal.