Redefinir o valor

Redefinir o verdadeiro custo e o verdadeiro proveito das empresas é um dos grandes desafios a cinco ou a 10 anos. A expressão anglo-saxónica utilizada para este desafio é “True value, true cost, true profit in corporate decision-making”.

Redefinir o valor das empresas é um tema transversal que suporta todas as atividades do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Na prática trata da necessidade de identificar os verdadeiros custos e os verdadeiros proveitos das empresas e incorporar esse verdadeiro valor nos processos de decisão e no reporte. Assumindo que todas as empresas têm inevitavelmente algum impacto na sociedade e no ambiente, redefinir o valor trata do valor económico do capital social criado ou destruído e do valor económico do capital natural igualmente criado ou destruído.

Esta nova variável no processo de decisão empresarial traz desafios e oportunidades. Os desafios vão originar melhorias de eficiência e inovação, e as oportunidades vão dar origem a novos produtos e novos processos. A mensagem é simples: os modelos económicos vão passar a ter de encontrar equilíbrios de longo prazo no que respeita a stocks de capital financeiro, natural, físico, humano e social.