Educação

Educação 2017-10-30T13:43:17+00:00

As empresas estão a evoluir para novos modelos de negócio, que sejam capazes de progredir de forma equitativa, de forma eficiente no uso de recursos e com baixa intensidade carbónica. Todas estas mudanças implicam a formação das novas gerações. Só através de formação adequada se consegue garantir de que os jovens dispõem da informação e das ferramentas necessárias para tomarem decisões informadas e ações responsáveis para a integridade ambiental, a viabilidade económica e a justiça social e, assim, liderarem esta transição.

A educação para o desenvolvimento sustentável está no cerne de um futuro próspero. O direito a uma educação de qualidade é uma das prioridades da Agenda 2030 da Nações Unidas. Uma educação que prepare os jovens para a vida e para as necessidades do mercado de trabalho. Uma educação que transforme consciências e deposite nos jovens a capacidade de transformar o mundo e desenvolver um modelo económico mais justo e mais eficiente no uso de recursos. O BCSD pretende contribuir para promover a implementação do Roadmap da UNESCO para a educação para o desenvolvimento sustentável.

“Gestão Sustentável: A Leadership Expedition To The Future”

BCSD e Porto Business School desenvolveram o programa “Gestão Sustentável: a Leadership Expedition To The Future”, que assenta em temas de futuro, tais como as megatendências da sustentabilidade e impactos no negócio, as estratégias empresariais à luz do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os novos modelos de negócio, a gestão de risco, as incertezas que influenciam os negócios, bem como a informação disponível ao serviço da tomada de decisões.

O programa é dirigido a diretores e técnicos de inovação, estratégia, sustentabilidade, ambiente e qualidade e quadros com responsabili­dade no desenho e execução da estratégia da em­presa.

Mais informação

Young Managers Team e Future Leaders

Os projetos Young Managers Team e Future Leaders foram projetos de formação do BCSD, entre 2005 e 2016, com vista à formação dos colaboradores das empresas associadas do BCSD nas temáticas do desenvolvimento sustentável. As respetivas implicações da sustentabilidade no negócio, riscos e oportunidades foram a base dos conteúdos abordados nestes dois projetos, que funcionavam como uma plataforma de aprendizagem e teste de competências técnicas e comportamentais num contexto real e prático de negócios.

Chronos

Chronos é uma ferramenta de e-learning que promove a mensagem do desenvolvimento sustentável junto dos colaboradores das empresas. A ferramenta concilia a visão do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, com a experiência da Universidade de Cambridge.

O Chronos foi desenvolvido por especialistas em desenvolvimento sustentável e está dotado das melhores técnicas de e-learning. O conjunto de informação, vídeos e sessões interativas, como personificações e questionários, mobiliza e educa os utilizadores. Ao longo da ferramenta, os utilizadores lidam com uma variedade de questões relacionadas com a gestão, com vista a preparar a concretização de uma estratégia de desenvolvimento sustentável nas organizações.

A EDP e SONAE SIERRA, sob coordenação do BCSD Portugal, traduziram o Chronos para português e implementaram a ferramenta internamente.