Gerir eventos de forma sustentável

Gerir eventos de forma sustentável

Data da publicação: 23/05/2014

Os eventos são uma excelente oportunidade para apostar na sustentabilidade e para transmitir boas práticas, tanto dos promotores, como dos fornecedores. Esta foi a mensagem-chave do seminário “A gestão de eventos sustentáveis”, organizado pela APCER e pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, que reuniu um conjunto de intervenientes da cadeia de valor do Rock in Rio.

Roberta Medina, vice presidente do Rock in Rio, afirmou que “no Rock in Rio não deixamos a sustentabilidade com os Governos e com as políticas, porque assumimos que é um tema de todos. A sustentabilidade é encarada como um conjunto de compromissos que trabalhamos ao longo do ano”. Francisco Viana, Diretor de Comunicação e Marca da Caixa Geral de Depósitos, que este ano patrocina o Rock in Rio, defende que “na Caixa olhamos para a sustentabilidade com muito pragmatismo porque acreditamos que com as melhores práticas seremos capazes de construir um mundo diferente. É por isso que, em breve, vamos ser o primeiro banco a implementar um sistema de gestão ambiental”.

Segundo Roberta Medina, o Rock in Rio “começou o caminho da sustentabilidade através da compensação das emissões do evento e rapidamente deu o passo no sentido de trabalhar para reduzir e antecipar as emissões.” O evento obteve recentemente a certificação de acordo com a norma internacional de sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos ISO 20121. A APCER apoiou o Rock in Rio a estabelecer e alcançar metas realistas no que respeita ao consumo de água, produção de resíduos sólidos e consumo de energia, efeitos sobre a biodiversidade, taxa de emprego e seleção de fornecedores. José Leitão, CEO da APCER explicou que “o Rock in Rio foi o primeiro cliente da APCER na certificação de eventos mas quando começámos a trabalhar em conjunto rapidamente percebemos que o evento apesar de não estar ainda certificado, já era completamente sustentável”. André Ramos, Gestor de Produto na APCER acrescentou que “o sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos permite a monitorização consistente do desempenho da organização no âmbito da sustentabilidade, a redução dos custos operacionais, de gestão de resíduos e de emissões e uma maior eficiência no uso dos recursos em toda a cadeia de valor”.

Links de interesse:

Fotografias do seminário

Guia para Eventos Sustentáveis

Vídeo “por onde começar”

 

BotaoPDF

Contactos para imprensa:
Ana Marreiros
Tel.: 21 781 9001 | Enviar Email

2017-10-17T16:12:48+00:00