Medir o contributo das empresas

Data da publicação: 03/06/2014

O Observatório de Sustentabilidade Empresarial (OSE), iniciativa do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Superior Técnico, regressa esta semana para medir a sustentabilidade das empresas e o contributo dos membros do BCSD Portugal para o desenvolvimento sustentável do País. Esta é uma plataforma à disposição dos membros do BCSD Portugal, que representam 15% do PIB nacional, que este ano vai contar também com um conjunto de empresas que vão ser convidadas a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial, a ação base do Observatório.

O Índice permite efetuar uma radiografia do empenho das empresas em cinco áreas distintas: liderança estratégica, capital humano, produção e consumo sustentável, energia e clima e biodiversidade e serviços dos ecossistemas. As conclusões do Índice de Sustentabilidade Empresarial permitem extrair resultados globais, setoriais e individuais, sendo que cada empresa fica a conhecer o seu nível de desempenho na sustentabilidade, as necessidades a este nível e os pontos fortes e pontos a melhorar. As empresas que participam no Índice, vão preencher um questionário entre Junho e Julho e ficam a conhecer as conclusões em Novembro.

“O Índice de Sustentabilidade empresarial é a única ferramenta portuguesa com este cariz. É totalmente desenhada pela equipa do BCSD Portugal e pelo nosso parceiro Instituto Superior Técnico. Com ela pretendemos que os nossos membros façam uma radiografia completa do contributo que estão a dar para o desenvolvimento sustentável. Esta é uma forma simples, mas rigorosa, de medir o trabalho feito na sustentabilidade e de partilhar as melhores práticas”, comenta Fernanda Pargana, Secretária Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Nos anos anteriores, 2009 e 2010, as 10 melhor posicionadas foram empresas de grande dimensão em termos de volume de faturação e número de colaboradores e os lugares cimeiros foram dominados pelas empresas industriais, que ocuparam 5 dos 10 primeiros lugares. Em 2009 participaram 41 empresas e, em 2010, 51 empresas.

O BCSD Portugal é responsável pela execução global do Observatório de Sustentabilidade Empresarial, contando com o Instituto Superior Técnico para o acompanhamento científico. O OSE foi criado em 2008 e esteve ativo até 2012. Em 2014, o OSE surge com o apoio do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).

2017-10-17T16:12:54+00:00