Equipa

Equipa 2018-05-14T11:30:06+00:00
Sofia Santos - Secretária Geral, BCSD Portugal

Sofia Santos

Secretary General

É desde janeiro 2016 secretária-geral do BCSD Portugal. Licenciada em economia pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, mestre em economia pela Universidade de Londres e doutorada em gestão, sobre a contribuição da banca para o desenvolvimento sustentável, pela Middlesex University de Londres. Iniciou carreira profissional no Merrill Lynch de Londres como research assistant da equipa de global strategy e, de regresso a Portugal, passou pela Bloomberg, INE – Instituto Nacional de Estatística e CELPA – Associação da Indústria Papeleira. Depois criou a Sustentare, empresa de consultadoria especializada nos temas da sustentabilidade corporativa e responsabilidade social das empresas. Da Sustentare passou para a área de business intelligence do think tank português, INTELI. Mais tarde integra a agência de comunicação GCI como sustainability advisor e depois cria a SystemicSphere, empresa de consultoria e investigação, prestadora de serviços integrados de economia e ambiente.

No campo académico, lecionou a cadeira de sustentabilidade no Master of Science in Business Administration (MScBA) e no Executive MBA no ISCTE /INDEG e foi diretora executiva doSustainability Knowledge Lab do INDEG – ISCTE Executive Education. Sofia Santos já lançou três livros: “A Banca em Portugal e a Economia Verde” (2012) ,  “A Banca tem Coração? As novas práticas de gestão necessárias para os bancos do futuro” (2015) e “Introdução à Economia Verde” (2016).

Ana Marreiros

Communication Manager

Integrou a equipa do BCSD Portugal em 2013 como responsável pela gestão da comunicação. Presta especial apoio à partilha de projetos e boas práticas dos associados, assim como à gestão de conhecimento nos temas da sustentabilidade. Tem também a seu cargo a gestão dos grupos de trabalho relacionados com eficiência energética, economia de baixo carbono e economia circular. Licenciada em relações públicas e publicidade, trabalha em comunicação empresarial há mais de 15 anos. Começou a carreira no sector da construção e imobiliário, passando depois pela consultadoria de comunicação onde liderou equipas e projetos de pubblic affairs, assessoria de imprensa, comunicação interna, comunicação digital e responsabilidade corporativa.

Daniela Pinheiro

Energy Effiency Specialist

Formada em Engenharia da Energia e do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, realizou a tese de mestrado na EDP no âmbito da previsão de produção de energia renovável. No BCSD  integra a equipa de implementação do projeto ESI Europe (Driving Investment in Energy Efficiency through Energy Savings Insurance in Europe).

Inês Martins

Bioeconomy Specialist

Formada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa iniciou a carreira no BCSD para realizar um estágio no âmbito da tese de mestrado do curso de Ecologia e Gestão Ambiental com enfoque na relação das empresas com o ambiente, mais particularmente com os serviços de ecossistemas, bioeconomia e capital natural. Desempenha funções ligadas aos projetos LIFE VOLUNTEER ESCAPES (Volunteer with the European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense) e SINCERE (Spurring Innovations for Forest Ecosystem Services in Europe).

Mafalda Evangelista

Director

No BCSD desde 2010, assegura a coordenação de projetos sendo responsável pelas áreas temáticas dos ecossistemas, da água e do setor agroalimentar. É também responsável pelo Observatório de Sustentabilidade Empresarial, a plataforma do BCSD Portugal para a observação sistemática das práticas de sustentabilidade concretizadas pelas empresas. Licenciada em Engenharia Florestal, com especialização em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais em Empresas Industriais, desempenha, desde há 14 anos, funções de gestão e coordenação de projetos em temáticas diversas dos setores florestal e ambiente.

Neusa Meneses

Administrative

Está desde sempre ligada à assessoria de direção e secretariado e conta com vasta experiência na área administrativa. Com o curso de especialização em secretariado e assistente de direção, no BCSD é responsável pelo secretariado da Secretária Geral, gestão de contratos e de fornecedores, atendimento telefónico e apoio à contabilidade. Ao longo da experiência profissional, passou por um conjunto de empresas de vários setores, desde as telecomunicações, construção ou mobiliário.

Tânia Oliveira

Stakeholders Engagment Manager

Licenciada em Engenharia Florestal e com uma pós-graduação em Gestão de Organizações e Desenvolvimento Sustentável, tem assumido funções ligadas à gestão de stakeholders e ao desenvolvimento de negócio. Ao longo de mais de 10 anos que soma conhecimento e experiência em áreas tão diversas comomedia, saúde, consultoria ambiental, comunicação e relações públicas, sempre integrando equipas e projetos de comunicação e sustentabilidade.