Equipa

João Wengorovius Meneses

Secretary General

Ver Bio

Licenciado em Gestão, já exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos sectores público e privado, bem como no terceiro setor. Entre outras funções, foi presidente da ONGD TESE, coordenador do GABIP Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, diretor do Centro de Inovação da Mouraria, uma incubadora para indústrias criativas, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no XXI Governo Constitucional de Portugal e, mais recentemente, general manager de um fundo de investimento para business angels e de uma aceleradora da Porto Business School (Universidade do Porto). Foi, também, professor convidado em duas universidades portuguesas durante cerca de dez anos e articulista num jornal económico. Frequentou diversas formações para executivos no domínio da sustentabilidade, em diversas universidades internacionais, tais como: Harvard, Kellogg, Stanford, INSEAD, Cambridge e IMD. É Co-Fundador do Festival Sónar Lisboa. 

Maria João Coelho

Head of Sustainability Knowledge

Ver Bio

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com Estudos Avançados em Políticas Públicas (ISCTE-IUL) e o Programa de Direção de Empresas da AESE Business School. Foi Coordenadora da Dimensão da Transição Climática do PRR na Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia e exerceu funções de assessoria governamental nas áreas do ambiente e da energia. A experiência de coordenação de temas e grupos de trabalho, de interação com stakeholders, e de gestão e liderança, nas áreas do ambiente, das alterações climáticas e da energia, trouxe-a até ao BCSD Portugal. Entende o processo de transformação de uma organização para a sustentabilidade como uma mudança cultural que começa no indivíduo, em cada pessoa que faz parte da organização.

Júlia Gouveia

Head of Communication

Ver Bio

Licenciada em Design de Produto e em Ciências da Comunicação, veio do Porto para iniciar o seu percurso profissional na capital. A sua experiência inclui assessoria de imprensa e consultoria de comunicação na Hill + Knowlton e Cunha Vaz & Associados, com clientes do sector ambiental, consumo, cultura ou tecnologia e comunicação interna no Barclaycard. Mais recentemente foi responsável de comunicação da consultora de inovação imatch em projectos de impacto, empreendedorismo, cultura organizacional e eventos. Acredita que a comunicação é tanto mais eficaz quanto mais presente for o seu lado humano.

Tiago Carrilho

Head of Sustainability Training

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pelo poder transformador da educação, centra a sua área de trabalho na formação para conservação da natureza e sustentabilidade através de metodologias dinâmicas, inovadoras e centradas na resolução de problemas reais. Juntou-se ao BCSD Portugal porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

Ricardo Garcia

Head of Operations & Strategy

Ver Bio

Licenciado em Gestão de Empresas, com Estudos Avançados em Saúde Internacional, Gestão de Saúde e Analytics for Business. Foi Diretor de Operações da Cruz Vermelha Portuguesa, responsável pelos diferentes setores de atividade da Instituição com mais de um milhão de beneficiários anuais. Exerceu ainda funções como CFO em start Ups de base tecnológica e consultor nas áreas de inovação e impacto social. A experiência de direção de operações, gestão de projetos, articulação com stakeholders privados e públicos e o interesse em abraçar um novo desafio na área da sustentabilidade trouxe-a até ao BCSD Portugal. Vê a sustentabilidade numa ótica holística e transversal  ao individuo e á sociedade e acredita que estamos num momento pivotal para o desenvolvimento e integração de um novo modelo de estar no Mundo.

Joana Spencer

Communication Manager

Ver Bio

Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pós-Graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Conta também com outras formações da área, nomeadamente, o programa Gestão Sustentável da Porto Business School. Integra o departamento de comunicação no BCSD Portugal. Acredita que a comunicação das iniciativas de uma empresa é tanto mais eficaz quanto a transparência dos seus impactos ambientais, sociais e de governance.

Natália Alencar

Sustainability Knowledge Manager

Ver Bio

Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Bolonha, é também especialista em Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e Reputação e licenciada em Ciências do Ambiente. Com perfil multidisciplinar, atuou em projetos de investigação e no terceiro setor no início da sua carreira, tendo tido experiências académicas e profissionais em mais de 5 países. Mais recentemente participou e geriu projetos de inovação nacionais e internacionais ligados à sustentabilidade na consultoria de inovação Building Global Innovators. Tem muito gosto em dinamizar a materialização de ideias e ferramentas em projetos em prol da sustentabilidade, movida pelo desejo de contribuir para a solução dos desafios societários. No BCSD Portugal integra a área de Sustainability Knowledge, na gestão de projetos dos grupos de trabalho.

Catarina Soares

Sustainability Knowledge Specialist

Ver Bio

Mestre em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. O seu percurso pela sustentabilidade começou na área da bioeconomia, em particular na valorização de biomassa (algas e resíduos agrícolas e florestais), tanto na tese de mestrado como na experiência profissional no Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (BIOREF). Juntou-se à área de Sustainability Knowledge do BCSD Portugal, a qual é responsável pelos Grupos de Trabalho e respetivas iniciativas, com a vontade de contribuir para as diversas temáticas da sustentabilidade.

Inês Alves

Sustainability Knowledge Specialist

Ver Bio

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é uma entusiasta da sustentabilidade. O seu percurso académico conta ainda com formações em Economia Circular (FEUP) e Sustainable Finance (ISEG). O seu percurso profissional começou num ambiente de Startup, onde elaborou uma análise de mercado para um produto alinhado com os princípios da economia circular. Posteriormente, trabalhou na Humb Sustainability Consulting, onde desenvolveu projetos na área de green marketing, marketing digital e economia circular.

Rafael Botelho

Operations Trainee

Ver Bio

Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional na área da educação ambiental para a conservação da Natureza. Ciente de que a sustentabilidade tem de ser trabalhada em todas as suas componentes, juntou-se ao BCSD Portugal porque, tal como Jane Goodall, acredita que tudo o que fazemos faz a diferença, só temos de escolher qual a diferença que queremos fazer.

Catarina Pedroso

Sustainable Fashion Project Manager

Ver Bio

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Pós-Graduada em Estudos Curatoriais pela mesma faculdade e, mais recentemente, Pós-Graduada em Desenvolvimento Sustentável pela Nova School of Business and Economics. Conta ainda com outras formações em Design de Calçado e programas como o Paradigm Shift na Nova SBE, de que foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Irá iniciar, brevemente, uma formação em MBA Essentials pela London School of Economics and Political Science com bolsa do Santander. O seu percurso profissional sempre esteve ligado à indústria da Moda, onde um perfil generalista a fez estar envolvida em semanas da moda nacionais e internacionais, produções, publicidade e gestão de marcas. De espírito empreendedor, fundou uma start-up de calçado vegan e sustentável onde confluíram os eixos que a definem: arte, moda e sustentabilidade. No BCSD, integra a nova área de Sustainable Fashion, enquanto Project Manager do projecto BE@T.

Eugénia Silva

Administrative Assistant

Ver Bio

Reúne mais de 20 anos de experiência como Administrativa, passando por vários setores como a Banca, Telecomunicações e Farmacêutico. Mais tarde, aliou a sua experiência administrativa aos recursos humanos. Considera que a motivação e o espírito de equipa aliados à eficiência e rentabilidade fazem o sucesso de uma organização. Desde que se juntou ao BCSD Portugal, que veste “a camisa” das suas causas.