Equipa

Equipa 2017-10-13T14:53:45+00:00
Sofia Santos - Secretária Geral, BCSD Portugal

Sofia Santos

Secretary General

É desde janeiro 2016 secretária-geral do BCSD Portugal. Licenciada em economia pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, mestre em economia pela Universidade de Londres e doutorada em gestão, sobre a contribuição da banca para o desenvolvimento sustentável, pela Middlesex University de Londres. Iniciou carreira profissional no Merrill Lynch de Londres como research assistant da equipa de global strategy e, de regresso a Portugal, passou pela Bloomberg, INE – Instituto Nacional de Estatística e CELPA – Associação da Indústria Papeleira. Depois criou a Sustentare, empresa de consultadoria especializada nos temas da sustentabilidade corporativa e responsabilidade social das empresas. Da Sustentare passou para a área de business intelligence do think tank português, INTELI. Mais tarde integra a agência de comunicação GCI como sustainability advisor e depois cria a SystemicSphere, empresa de consultoria e investigação, prestadora de serviços integrados de economia e ambiente.

No campo académico, lecionou a cadeira de sustentabilidade no Master of Science in Business Administration (MScBA) e no Executive MBA no ISCTE /INDEG e foi diretora executiva doSustainability Knowledge Lab do INDEG – ISCTE Executive Education. Sofia Santos já lançou três livros: “A Banca em Portugal e a Economia Verde” (2012) ,  “A Banca tem Coração? As novas práticas de gestão necessárias para os bancos do futuro” (2015) e “Introdução à Economia Verde” (2016).

Conheça mais acerca da Equipa

Ana Marreiros

Communication Manager

Integrou a equipa do BCSD Portugal em 2013 como responsável pela gestão da comunicação e pela gestão de stakeholders. Presta especial apoio à partilha de projetos e boas práticas dos associados, assim como à gestão de conhecimento nos temas da sustentabilidade. Tem também a seu cargo a gestão dos grupos de trabalho relacionados com eficiência energética, economia de baixo carbono e economia circular. Licenciada em relações públicas e publicidade, trabalha em comunicação empresarial há mais de 15 anos. Começou a carreira no sector da construção e imobiliário, passando depois pela consultadoria de comunicação onde liderou equipas e projetos de pubblic affairs, assessoria de imprensa, comunicação interna, comunicação digital e responsabilidade corporativa.

Mafalda Evangelista

Director

No BCSD desde 2010, assegura a coordenação de projetos sendo responsável pelas áreas temáticas dos ecossistemas, da água e do setor agroalimentar. É também responsável pelo Observatório de Sustentabilidade Empresarial, a plataforma do BCSD Portugal para a observação sistemática das práticas de sustentabilidade concretizadas pelas empresas. Licenciada em Engenharia Florestal, com especialização em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais em Empresas Industriais, desempenha, desde há 14 anos, funções de gestão e coordenação de projetos em temáticas diversas dos setores florestal e ambiente.

Maria do Rosário Palha

Advisor

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Católica Portuguesa, com um mestrado em Global Environmental Governance, é a colaboradora com maior enfoque na área social dos negócios. Desempenha a gestão dos projetos AÇÃO 2020, AÇÃO 1 – Adequar Perfis de Competências e Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz também a representação institucional do BCSD junto de fóruns ligados às áreas do desenvolvimento e inovação social. Entrou para o BCSD em 2010, depois de já ter trabalhado o desenvolvimento sustentável nos setores público e privado, em Portugal e no estrangeiro.

Neusa Meneses

Administrative

Está desde sempre ligada à assessoria de direção e secretariado e conta com vasta experiência na área administrativa. Com o curso de especialização em secretariado e assistente de direção, no BCSD é responsável pelo secretariado da Secretária Geral, gestão de contratos e de fornecedores, atendimento telefónico e apoio à contabilidade. Ao longo da experiência profissional, passou por um conjunto de empresas de vários setores, desde as telecomunicações, construção ou mobiliário.

Tânia Oliveira

Stakeholders Engagment Manager

Licenciada em Engenharia Florestal e com uma pós-graduação em Gestão de Organizações e Desenvolvimento Sustentável, tem assumido funções ligadas à gestão de stakeholders e ao desenvolvimento de negócio. Ao longo de mais de 10 anos que soma conhecimento e experiência em áreas tão diversas comomedia, saúde, consultoria ambiental, comunicação e relações públicas, sempre integrando equipas e projetos de comunicação e sustentabilidade.