Conferência Anual BCSD | 20Out

Conferência Anual BCSD | 20Out

Data da publicação: 07/10/2016

Conferência Anual do BCSD 2016

Preparar o mundo para uma economia neutra em carbono. Quais as estratégias empresariais necessárias?

 

Ivo Mulder, REDD + Economics & Finance Advisor da United Nations Environment Programme (UNEP), Jonas Hoffmann da NormannPartners AssociateJosé Palma-Oliveira da Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Tiago Domingos, Professor Auxiliar do IST são os key speakers da conferência anual do BCSD que este ano se realiza a 20 de outubro na sede da EDP em Lisboa e que tem como tema “Preparar o mundo para uma economia neutra em carbono. Quais as estratégias empresariais necessárias?”. O evento conta também com um painel de debate sobre inovação com João Dias, Head of Strategic Control and Improvement da Porto Business School, João Pedro Tavares, Vice-Presidente da Accenture Portugal e Rui Bento, Diretor Geral da UBER.

Atendendo aos desafios ambientais e sociais que Portugal e o mundo em geral enfrentam, o BCSD está focado em atingir a visão de que “Em 2030 Portugal é um país Europeu de referência nas soluções empresariais que promovem uma economia de baixo carbono, que valorizem os serviços dos ecossistemas e que contribuam para o bem-estar das pessoas”. No âmbito do Acordo de Paris, os países acordaram em atingir uma economia neutra em carbono (net zero) na segunda metade do século. Este compromisso terá implicações em todos os sectores de atividades e nos estilos de vida das sociedades. Uma economia neutra em carbono, implica uma economia capaz de baixar as emissões de CO2 nos processos de produção e capaz de promover o sequestro de carbono de forma variada, onde a floresta terá um papel cada vez mais relevante. Uma economia desta natureza, focada num consumo e produção sustentável, implica inovação e criatividade associadas à tecnologia e ao conhecimento. Assim, faz sentido que as empresas se preparem para um novo contexto de desenvolvimento e que possam definir estratégias, flexíveis e relacionadas com a forma como interagem com as comunidades em que operam; com os temas ambientais, tecnológicos e sua ligação ao contexto financeiro; e com as competências necessárias para promover esta nova economia verde.

Nunca conseguiremos adivinhar o futuro, nem antecipar todos os desafios que iremos defrontar nos próximos cinco a 15 anos. No entanto temos a obrigação de compreender que vivemos num mundo onde a rapidez da mudança poderá trazer um conjunto de desafios que afetarão as nossas empresas. É este o desafio da conferência anual do BCSD: imaginar o futuro e refletir sobre essa visão.

 

 20 Outubro 2016 | 9h00-13h15 | Edifício sede da EDP (Av. 24 de Julho, 12, Lisboa)

PROGRAMA | Bio dos oradores

INTERVENÇÕES DOS ORADORES | VÍDEO DA CONFERÊNCIA ANUAL | FOTOGRAFIAS

Apoio

EDP-GT

Sponsors

Gold                                 Silver

Secilcimpor EY  Jeronimo Martins Lipor REN VEOLIA-GT

 

 

2017-10-17T16:25:20+00:00