Formação

Formação 2017-10-13T17:58:52+00:00

Plano de formação BCSD 2018

Capacitar para liderar a mudança O "Plano de Formação BCSD 2018 - Capacitar para liderar a mudança" pretende estimular a competitividade do tecido empresarial português e capacitar as empresas e os seus profissionais para liderar a transição para economias verdes e sociedades sustentáveis. Porquê liderar a mudança? Através de uma combinação diversificada de métodos de formação e recursos pedagógicos – método expositivo, ativo e interrogativo, com trabalhos em grupo; vídeos; [...]

Adaptação às alterações climáticas | 3 OUT 2018

O Governo Português assumiu em 2016 o objetivo político de atingir a neutralidade carbónica em 2050. A concretização destes objetivos implica, contudo, uma mudança de modelo económico e, consequentemente, uma mudança na forma como os países crescem e na forma como as empresas produzem bens e serviços. As economias terão de ser mais eficientes na forma como usam a energia e as empresas terão de acelerar os processos de inovação de forma a conseguirem criar produtos, processos e materiais que originem menores emissões de CO2 do que os atuais.
 

Desafios da ética empresarial

A ética é a base do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social das organizações e ajuda a proteger um dos seus maiores ativos: a reputação. É uma questão complexa: não basta ter códigos e desenvolver sistemas, tudo assenta na cultura, exige um trabalho continuado e transversal nas organizações e exige também, por parte de quem a gere a compreensão da complexidade das questões, da frequente ambiguidade das respostas e da impossibilidade da perfeição.
 

GHG Protocol standards for carbon accounting and reporting

A contabilização de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a sua monitorização periódica numa organização são práticas fundamentais para a construção de uma estratégia eficaz na gestão e redução das emissões de GEE. A “GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard” fornece um conjunto de requisitos e orientações que permitem às empresas e a outras organizações obter os registos e as informações necessárias de forma fiável e internacionalmente reconhecida.
 

Task-Force financial stability board: climate related disclosures

A Task-force on climate-related financial disclosures” (TCFD) visa desenvolver recomendações sobre divulgações voluntárias de informação financeira relacionadas com o clima, que sejam consistentes, comparáveis, confiáveis, claras e eficientes, e fornecer informações úteis à tomada de decisão para credores, seguradoras e investidores. Em junho de 2017, a TCFD lançou três documentos chave que servem como base para descrever e apoiar a implementação das suas recomendações.  

Integrar os ODS na estratégia de sustentabilidade das empresas

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável representam uma oportunidade histórica para as empresas se envolverem de forma mais significativa e com uma influência mais forte e positiva na sociedade. Enquanto motor do crescimento económico e do emprego e fonte de tecnologia e inovação, o setor empresarial tem um papel crítico a desempenhar e um interesse próprio em contribuir para alcançar os ODS. O curso tem como base o SDG [...]