Capitais social, ambiental e financeiro & Relatórios integrados | 5 e 13Dez

Capitais social, ambiental e financeiro & Relatórios integrados | 5 e 13Dez

Data da publicação: 25/09/2017

Data e local

13 dezembro 2016 – Porto
5 dezembro 2016 – Lisboa

Programa

Brevemente disponível

Inscrições

Alterações climáticas, segurança energética, escassez de recursos, níveis díspares de prosperidade, crescimento populacional, segurança alimentar, desflorestação e declínio ecológico, são as 10 megatendências globais de sustentabilidade identificadas pela consultora KPMG, em 2012, que estão a mudar a forma como as empresas percecionam a viabilidade de negócio e o sucesso resultante dos lucros e da reputação para o reconhecimento de que tudo o que beneficia as pessoas e o planeta também beneficia as empresas

Neste contexto, o desempenho de sustentabilidade das empresas, comunicada nos relatórios ou noutros canais de comunicação, está inevitavelmente ligada às megatendências. Estão a surgir novas abordagens para identificar, descrever e comunicar os impactos das empresas, diretos ou indiretos, positivos ou negativos, nestas megatendências. A apresentação dos resultados financeiros do passado deixa de ser uma medida adequada para medir o desempenho da empresa. Hoje em dia, o reporte corporativo vai mais longe: além dos resultados do passado, há que evidenciar os objetivos estratégicos e de longo prazo tendo em conta as 10 megatendências. Os próximos relatórios terão que ser mais curtos e concisos, apostarem na materialidade, preencherem as expetativas dos leitores, focarem o valor criado pela empresa e para os diferentes públicos e fazerem referência a todos os tipos de capitais de que a empresa depende: ambiental, natural e financeiro.

Esta formação do BCSD tem como objetivo aprofundar as mudanças emergentes no reporte de desempenho de sustentabilidade, com vista a melhorar a implementação de estratégias de sustentabilidade das empresas e sua divulgação e comunicação.

2017-11-09T14:41:42+00:00