Cidades sustentáveis

Cidades sustentáveis 2018-05-21T16:27:05+00:00

Grupo de trabalho Cidades sustentáveis

Contexto

Até 2050, 70% da população mundial viverá em cidades. Globalmente, as cidades já são responsáveis por: 75% das emissões de CO2 geradas, 60% do PIB produzido e 80% dos materiais e energia consumidos. (Fontes: OCDE, ONU, Arthur D. Little, Pike Research, McKinsey Global Institute)

O sucesso da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, vai depender, em larga medida, da capacidade de resposta aos desafios da rápida urbanização, entre os quais: lidar com alterações económicas, criar emprego numa sociedade de conhecimento, combater a pobreza e a exclusão social, assegurar a proteção ambiental, reduzir a pegada ecológica, combater as ameaças aos recursos naturais, responder aos desafios das alterações demográficas e gerir a diversidade cultural, evitar conflitos e promover uma paz duradora.

Objetivos

Numa primeira fase o grupo de trabalho está focado na sistematização de  “10 passos para a transformação urbana” que poderão constituir um racional lógico para a elaboração de uma estratégia de sustentabilidade para as cidades e regiões. Os 10 passos são sugestões que contribuem para encontrar respostas para os desafios da urbanização e para as peculiaridades próprias das cidades portuguesas, tendo em atenção as necessidades dos atuais e futuros habitantes.

Resultados obtidos

10 passos para a transformação urbana” – um racional lógico para a elaboração de estratégias de sustentabilidade para as cidades e regiões

Website Cidades Sustentáveis que torne pública e livremente acessível a informação reunida sobre os 10 passos e casos de estudo ilustrativos de cada passo.

Resultados esperados

Colaboração com autarcas no sentido de identificar as áreas onde a intervenção das empresas do grupo de trabalho possa ser uma mais-valia no desenvolvimento e expansão de soluções empresariais específicas.

Associados envolvidos