Têxtil e hotelaria selecionados para investimentos em eficiência energética

Têxtil e hotelaria selecionados para investimentos em eficiência energética

Data da publicação: 27/07/2018

Os setores têxtil e hoteleiro foram os selecionados para a fase piloto do projeto Energy Savings Insurance Europe (ESI) de que o BCSD é parceiro. Financiado pelo Horizonte 2020, o ESI é coordenado pela ONG Suíça Basel Agency for Sustainable Energy (BASE) e está a ser implementado em Portugal, Espanha e Itália com vista a promover o financiamento a projetos de eficiência energética das PME. Em Portugal, o projeto conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Associação Portuguesa do Têxtil.

O modelo desenhado para o projeto visa promover a eficiência energética nas PME através da criação de um seguro que anula a perceção de risco associada aos ganhos de eficiência provenientes dos investimentos em eficiência energética e que melhora a confiança entre os fornecedores de tecnologias, as PME e os bancos.

O ESI arrancou no passado mês de fevereiro e está em fase de análise e estudo de mercado. Até 2020 vai envolver um conjunto alargado de stakeholders e parceiros, entre instituições financeiras, seguradoras, fornecedores de tecnologia e PME, na criação dos mecanismos que farão do ESI um instrumento facilitador do investimento em eficiência energética e, consequentemente, um fator de competitividade para as PME portuguesas.

2018-07-27T16:12:56+00:00