Frido Kraanen em Lisboa para falar de economia circular

Frido Kraanen em Lisboa para falar de economia circular

Data da publicação: 19/12/2016

Frido Kraanen, Diretor Cooperativo e de Sustentabilidade Corporativa da PGGM vai estar em Lisboa, a convite do Ministério do Ambiente e do BCSD Portugal, para duas intervenções sobre o financiamento à economia circular. Frido Kraanen vai ser orador de um pequeno-almoço executivo para altos quadros do sistema financeiro português com o tema “Financiar a transição para a economia circular” e orador num workshop de entrada livre denominado “ECO.FINANCIA: desafios do sistema financeiro para a economia circular”. Os dois eventos surgem no âmbito do portal eco.nomia, um espaço de partilha de conhecimento sobre economia circular criado pelo Ministério do Ambiente de que o BCSD é parceiro.

Frido Kraanen é responsável pelos princípios corporativos da empresa, pelo programa de responsabilidade social corporativa e pela agenda social que a Cooperativa PGGM implementa junto dos seus 560.000 membros. Frido Kraanen desempenha também funções específicas ao nível da reorientação estratégica da PGGM. A PGGM tem uma estrutura de cooperativa e opera como uma instituição sem fins lucrativos, que disponibiliza fundos e gere as pensões subjacentes aos vários fundos de pensões. Os ativos geridos pela PGGM estão avaliados no valor de 200.2 mil milhões de euros.

Em paralelo, Frido Kraanen preside o grupo de trabalho internacional FinanCE da Ellen Macarthur Foundation que está a definir o papel do sistema financeiro na transição para uma economia circular. Este grupo reúne várias organizações financeiras, como por exemplo, o EIB, Intesa Sanpaolo, ING, ABN AMRO ou Circularity Capital. Antes de integrar a PGGM, Frido Kraanen trabalhou no Ministério da Saúde, Bem-estar e dos Desportos da Holanda, onde chegou a ocupar o cargo de diretor adjunto para a política macroeconómica e relações laborais. Foi também o representante da Holanda e membro do Conselho do Comité de Saúde da OCDE.

O workshopECO.FINANCIA: desafios do sistema financeiro para a economia circular” decorre no dia 20 de janeiro, no Fórum Picoas, em Lisboa, entre as 10h30 e as 17h30. Outro dos oradores confirmados para o workshop é Jvan Gaffuri, Director e Senior Manager de Serviços de Sustentabilidade da RobecoSAM.

 

2016-12-20T18:22:33+00:00