BCSD lança website dedicado a finanças sustentáveis

BCSD lança website dedicado a finanças sustentáveis

Data da publicação: 12/04/2018

O BCSD lança hoje um website totalmente dedicado ao tema sustainable finance que aborda os desafios que a economia verde e de baixo carbono exigem ao setor financeiro. É um espaço de partilha sobre o potencial dos investimentos sustentáveis e das ferramentas ao dispor das organizações para que o investimento privado e público em novos produtos, serviços e melhoradas tecnologias seja uma realidade.

Dirigido a instituições financeiras, empresas em geral e organismos públicos, o website vai acompanhar de perto as estratégias nacionais e europeias de finanças sustentáveis, vai apresentar exemplos concretos de produtos financeiros e ferramentas de apoio em áreas diversas como o reporte ESG (environmental, social and governance) e vai reunir informação sobre a evolução do tema no setor empresarial.

O novo espaço online do BCSD surge devido à agenda internacional que, entre outros, coloca o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no seio dos negócios. O artigo 9 do Acordo de Paris identifica a necessidade e o compromisso de mobilizar o setor financeiro para investir e proporcionar investimentos em projetos que diminuam as emissões de CO2. Para o cumprimento dos ODS também é necessário conseguir financiamento para projetos e empresas que identifiquem oportunidades para venderem produtos e serviços que consigam contribuir para a resolução dos problemas societais expressos nos ODS.

Como resposta a estes desafios vários países da Europa, Ásia e América Latina, estão a desenvolver os Financial Centers for Sustainability para estudarem e identificarem novas formas de fazer finanças. A Comissão Europeia lançou, em março de 2018, o Plano de ação sobre o financiamento sustentável que tem como objetivos: reorientar os fluxos de capitais para investimentos sustentáveis, a fim de assegurar um crescimento sustentável e inclusivo;  gerir os riscos financeiros decorrentes das alterações climáticas, do esgotamento dos recursos, da degradação do ambiente e das questões sociais; e promover a transparência e a visão a longo prazo nas atividades económicas e financeiras.

O website resulta da vontade do grupo de trabalho sustainable finance do BCSD que tem acompanhado o desenvolvimento das finanças sustentáveis na agenda internacional e, entre 2017 e 2018, foi responsável pelo lançamento de duas publicações dedicadas ao tema: “Financiar a sustentabilidade” e “Guia para apoiar as empresas a reportar os indicadores ESG”. Este grupo de trabalho tem como missão produzir conhecimento que contribua com linhas de orientação para o sistema financeiro português promover o investimento e o consumo sustentáveis e o alinhamento do financiamento com as políticas públicas.

2018-04-12T10:51:37+00:00