Quem somos?

O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 140 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

A nossa missão é ajudar as empresas associadas na sua jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente.

Esta missão materializa-se em 3 atividades-chave:

  • Grupos de trabalho (GT) – que favorecem a colaboração entre empresas para criar soluções, mecanismos e ferramentas inovadoras que permitam responder aos desafios empresariais na transição para a sustentabilidade;
  • Formação – aberta a profissionais e a colaboradores de empresas e organizações, seja qual for o setor, etapa da jornada para a sustentabilidade, nível de conhecimento e maturidade em matéria de sustentabilidade;
  • Comunicação, eventos e publicações – para marcar a agenda nacional no que respeita aos temas da sustentabilidade e sensibilizar o tecido empresarial e a sociedade.

Temos uma ampla representação setorial e empresas de diferentes dimensões, desde as que integram o índice bolsista PSI20 a outras de menor dimensão.

O volume de vendas dos nossos associados representa cerca de 10% do PIB nacional.

WBCSD e a Rede Global

O BCSD Portugal integra a Rede Global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável.

O WBCSD foi estabelecido em 1995, na sequência da Cimeira da Terra da ONU, que teve no lugar no Rio de Janeiro, em 1992, também denominada ECO-92, como uma plataforma para ajudar as empresas a responderem aos desafios da sustentabilidade, que estavam a começar a colocar-se também ao nível corporativo. 

O WBCSD é uma organização global liderada por CEO de mais de 200 empresas líderes, que trabalham juntas para acelerar a transição para um mundo sustentável. As empresas membro representam todos os setores de negócios e todas as principais economias, sendo que o volume de vendas dos associados representa cerca de 8,5 biliões e este grupo de empresas dá emprego a 19 milhões de funcionários.

Desde a sua constituição, o WBCSD tem-se posicionado de forma única para trabalhar com empresas membro ao longo e através das cadeias de valor para proporcionar soluções de negócios impactantes relativamente às questões mais desafiadoras da sustentabilidade.

O BCSD Portugal é também um dos conselhos empresarias nacionais que faz parte da Rede Global do WBCSD. Esta rede é composta por 70 conselhos empresariais nacionais presentes na Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceânia.

A Rede, que abrange mais de de 5.000 empresas, partilha o compromisso de promover a liderança empresarial para o desenvolvimento sustentável dos respetivos países e regiões.

Esta aliança permite acelerar a transição para um mundo sustentável, tornando os negócios mais sustentáveis ao nível mundial. 

Juntos, somos a voz das empresas para a sustentabilidade: unidos pela nossa visão de um planeta onde mais de 9 mil milhões de pessoas vivem bem e dentro dos seus limites. 

Visão

Ser a entidade de referência ao nível da sustentabilidade empresarial em Portugal, para os setores público e privado, com vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, e do Acordo de Paris.

Missão

O BCSD Portugal incentiva e apoia os seus membros na sua jornada para a sustentabilidade, inspirando-os e ajudando-os a construir organizações e modelos de negócio que sejam competitivos, inovadores e sustentáveis – a nível Ambiental, Social e Económico / Governance. Paralelamente, contribui para a construção de políticas públicas e para a sensibilização da sociedade portuguesa, com vista ao desenvolvimento sustentável de Portugal.

Estatutos BCSD

Carta de Princípios BCSD Portugal

Áreas Estratégicas

Ajudamos as empresas a integrar melhor e a ter melhor desempenho nas três dimensões ESG, isto é, nas diversas dimensões ambientais, sociais e de governance. Caminhamos com as empresas para as a ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre o Clima, que acreditamos serem os pilares de uma sociedade moderna, equilibrada e inclusiva, capaz de gerar emprego e riqueza, respeitando, em simultâneo, a biosfera e os direitos humanos.

As nossas prioridades de atuação estão alinhadas com as prioridades do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), cuja Rede Global o BCSD Portugal integra.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda UN 2030

Os 6 eixos da atuação do WBCSD

Pilares de atuação do BCSD Portugal