Quem somos

Quem somos 2017-11-10T17:01:08+00:00

BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade. Através da conceção de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos.

Com cerca de 80 membros, entre os quais se encontram as maiores empresas nacionais, o BCSD tem ampla representação setorial e integra a maioria das empresas do índice bolsista PSI20. O volume de vendas dos associados não financeiros do BCSD representam 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios e um VAB entre 6 a 8% do PIB. As empresas do BCSD dão emprego direto a mais de 270.000 colaboradores.

O BCSD Portugal foi fundado em Outubro de 2001 pela Cimpor, The Navigator Company, Sonae e por mais 33 empresas de primeira linha da economia nacional. O BCSD integra a rede global do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, a maior organização empresarial internacional a trabalhar na área do desenvolvimento sustentável e uma das entidades mais credíveis entre as principais organizações de defesa da sustentabilidade. O WBCSD conta com mais de 200 empresas associadas em todo o mundo, que representam 10% do PIB mundial e, entre as quais, estão as portuguesas Brisa, EDP, Sonae e The Navigator Company.  A rede global do WBCSD engloba 68 organizações independentes nos cinco continentes, que representam mais de 2000 empresas e uma rede internacional de parcerias.

Para o BCSD, o desenvolvimento sustentável está cada vez mais associado com a qualidade de vida e bem-estar das populações e envolve não só as componentes económica, ambiental e social, como também os aspetos espaciais e territoriais, a cultura e a política. Os objetivos para o desenvolvimento sustentável, divulgados em 2015 pelas Nações Unidas e subscritos por 193 países, constituem hoje uma explicitação efetiva da vasta aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável.

Estratégia do BCSD 2016/2030

Ver apresentação

Apresentação institucional BCSD

Ver apresentação

Estatutos
BCSD

Download

Visão

Em 2030 Portugal é um país Europeu de referência nas soluções empresariais que promovem uma economia de baixo carbono, que valorizem os serviços dos ecossistemas e que contribuam para o bem-estar das pessoas. O BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos económicos competitivos, inovadores e responsáveis, e pela sua representatividade e iniciativa motora, uma referência do desenvolvimento sustentável na Europa.

Missão

Ser embaixador do desenvolvimento sustentável: agregar e representar todas as empresas que se comprometem ativamente, pela palavra e pela ação, com um desenvolvimento sustentável.

Ser uma alavanca da economia verde: interpretar e fomentar a transição para uma economia de baixo carbono, que valorize os ecossistemas e geradora de bem-estar na sociedade.

Ser pioneiro: inspirar e moldar novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos.

Objetivos estratégicos para 2030

1- Posicionar o BCSD como a entidade líder em desenvolvimento sustentável na comunidade empresarial.

2 – Participar no desenvolvimento de políticas públicas e fomentar a colaboração entre a comunidade empresarial, os decisores políticos e a sociedade civil.

3 – Desenvolver e promover projetos que estimulem o desenvolvimento sustentável e a competitividade do tecido empresarial.