COVID-19

COVID-192020-05-05T16:30:31+00:00

Estamos juntos

A escala da disrupção que vivemos não tem precedentes. Poucos terão sido os acontecimentos no decurso do nosso tempo de vida que afetaram sociedades inteiras de forma tão drástica e rápida.

Poucas empresas estavam preparadas para a velocidade e a magnitude do impacto do COVID-19, para as suas consequências na economia. Os mais diversos relatórios de riscos e tendências para 2020 não o previam.

Para todos, este é um momento crítico. O desafio é complexo, mas seguramente irão surgir soluções – e, para que estas ganhem a corrida aos problemas, será fundamental compromisso, colaboração e criatividade em larga escala.

Saudamos todas as empresas que estão a empenhadas em encontrar soluções. É tempo de nos unirmos. De renovarmos o nosso compromisso para com a sustentabilidade. A vida retoma dentro de momentos. Esperemos que numa versão melhorada!

                                                      João Wengorovius Meneses,

Secretário-Geral do BCSD Portugal

Como é que nós, empresas, já estamos a contribuir?

Ver mais artigos

Colaborar com outras associações

Perante a situação atual, em que colaborar é a palavra de ordem, conheça o que os Associados do GRACE – Empresas Responsáveis estão a fazer aqui

Como é que nós, empresas, podemos contribuir?

BANCO ALIMENTAR-REDE DE EMERGÊNCIA ALIMENTAR

Esta Rede é uma resposta de emergência limitada no tempo até estar ultrapassada a situação de emergência provocada pela Covid que o país vive. Visa permitir levar alimento a quem dele carece e assim apoiar quem tem baixos recursos económicos e não tenha capacidade de suportar o custo de alimentação que habitualmente é entregue pelas respostas sociais. Foi estruturada a partir do Banco Alimentar, em parceria com a ENTRAJUDA, e está assente nas Instituições de Solidariedade Social, nas Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio a pessoas carenciadas.

SEMEAR

O SEMEAR lançou uma campanha para aquisição de cabazes solidários que serão entregues a famílias em situação de carência e/ou instituições que preparam refeições para as mesmas. Cada cabaz para uma família carenciada tem o valor de 15€.

SOS-CORONAVÍRUS

Face à escassez de equipamentos médicos de combate à pandemia Covid-19, a Associação Empresarial de Portugal (AEP), em parceria com a Ordem dos Médicos, lançaram a iniciativa SOS-Coronavírus, que tem como missão fazer chegar aos hospitais e centros de saúde, bens cruciais ao seu funcionamento e proteção.

Covid.pt

Esta plataforma criada pelas empresas InnovationCast, Premium Minds e OutSystems, pretende aproveitar todo o potencial inovador da sociedade portuguesa num processo colaborativo para encontrar e implementar soluções que façam a diferença na vida de quem mais precisa. As empresas poderão oferecer tempo dos seus colaboradores, ou doar os seus produtos.

Portugal entra em cena

Portugal entra em cena é um movimento que se materializa numa plataforma digital onde artistas podem lançar ideias e ver os seus projetos remunerados e onde empresas públicas e privadas podem lançar desafios, ver artistas responder com ideias concretas, e investir neles, agora e no futuro, porque queremos continuar a ter arte na nossa vida.

A plataforma foi criada por um conjunto de artistas, entidades públicas e privadas, fundações e marcas, e conta com o apoio oficial do Ministério da Cultura.

PPL Covid-19

A PPL criou um canal exclusivo para campanhas de angariação de fundos cujo objectivo seja apoiar directamente a luta contra o vírus, nomeadamente com material hospitalar, alimentação ou outra logística para os profissionais de saúde.

Student Keep

O Student Keep é um projeto do movimento #tech4covid19 e é composto excluvisamente por voluntários, pretendendo identificar os alunos sem acesso a computador ou internet para acompanhar as aulas e angariar esse equipamento informático através de um sistema de apadrinhamento. O objetivo é que pessoas individuais ou coletivas, os “Keepers”, disponibilizem temporária ou permanentemente o equipamento em falta.

Tools 4 Edu

É uma plataforma de apoio à Comunidade Educativa (professores, alunos e pais), criada no âmbito do movimento #tech4covid19 por profissionais, cujo objectivo é facilitar a compreensão e utilização de ferramentas digitais no processo de ensino. Para além de disponibilizar tutoriais, o website é um espaço para partilha de experiências e boas práticas, de forma a que tanto o corpo docente como os alunos consigam tirar o melhor proveito das tecnologias existentes.

Cuida de todos

A iniciativa #cuidadetodos é uma parceria entre o Estado e entidades representativas do sector da economia social que pretende angariar voluntários que queiram prestar serviço em lares e instituições de apoio a idosos.

Preserve

Esta plataforma foi desenvolvida no âmbito do #tech4covid19 com o apoio da eupago, e pretende ajudar a contrariar as quebras de receita dos negócios locais por todo o país através da venda de vouchers online, a serem depois utilizados pelos seus compradores quando os negócios voltarem ao seu normal funcionamento.

Se tiver conhecimento de outras iniciativas relevantes não deixe de nos contactar para info@bcsdportugal.org.

Testemunhos de parcerias

“Há quase um mês foi confirmado o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Passadas duas semanas, foi declarado o estado de emergência em todo o país. A partir desse momento, as rotinas e os hábitos dos portugueses foram, forçosa e rapidamente, alterados, abrindo espaço para uma nova realidade. Apesar de este ser o momento de nos resguardarmos em casa, tentando evitar ao máximo o contacto social, agora, talvez mais do que nunca, é preciso entreajuda e solidariedade com aqueles de que mais precisam. Por isso mesmo, o Programa de Voluntariado da EDP continua ativo e a preparar diversas ações de voluntariado, adaptadas ao atual contexto em que todos vivemos.
O primeiro passo que demos foi associarmo-nos ao COVID.PT, uma plataforma que procura reunir ideias de cidadãos, empresas e ONG, para ultrapassar os desafios que têm surgido no contexto da pandemia do novo coronavírus.
Esta plataforma é a possibilidade de aproveitar todo o potencial inovador da sociedade portuguesa num processo colaborativo para encontrarmos e implementarmos soluções que façam a diferença na vida de quem mais precisa.
Assim, quem tiver interesse em participar na iniciativa deve submeter ideias, sobre as quais poderá ser aberto um debate, percebendo se, e como, estas poderão ser implementadas. Qualquer empresa ou grupo de pessoas pode agarrar numa IDEIA e concretizá-la. A EDP atualmente tem uma equipa de colaboradores voluntários envolvidos na gestão da plataforma, onde o nosso Programa de Voluntariado acompanha as ideias e vê onde consegue ajudar. Acreditamos que juntos e colaborando uns com os outros vamos ultrapassar esta crise”.

Carla Barros, EDP, sobre a parceria com o Covid.pt

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept