Protocolo capital natural

Protocolo capital natural 2017-09-15T11:44:52+00:00

protocolo do capital natural foi criado para apoiar as empresas a criarem valor, a serem mais eficientes e a tomarem melhores decisões. Trata-se de uma ferramenta que identifica, mede e avalia os impactos e as dependências das empresas relativas ao capital natural, para que a integração do capital natural nos processos empresariais passe a ser uma realidade.

O protocolo subentende quatro momentos – “porquê”, “o quê”, “como” e “o que vem a seguir” – que se desdobram em nove passos que contêm questões específicas que vão sendo respondidas ao longo da avaliação. O protocolo é aplicável a qualquer setor, de qualquer parte do mundo, independentemente do nível organizacional.

O protocolo do capital natural é um passo importante para a afirmação de princípios gerais no que toca à contabilização e avaliação do capital natural. Não ter em conta o capital natural na tomada de decisões das empresas é desconhecer parte dos riscos e das oportunidades dos negócios.

protocolo do capital natural, lançado em julho de 2016, foi criado pela Natural Capital Coalition, uma plataforma que reúne as diferentes iniciativas e organizações dedicadas ao capital natural, da qual o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) é membro fundador.