Grupo de Trabalho Sustainable Finance

Grupo de Trabalho Sustainable Finance

Data da publicação: Jun 2020

Sobre o Grupo

O financiamento sustentável é, atualmente, um tema central na agenda internacional reconhecendo-se que é essencial alinhar o sistema financeiro com as necessidades de investimento existentes para se atingir a neutralidade carbónica da economia e a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

À medida que a União Europeia avança para a neutralidade climática e intensifica a luta contra a degradação ambiental, os setores financeiro e industrial terão de passar por uma transformação em larga escala, realizando investimentos significativos. Já houve progresso, mas é necessário intensificar os esforços. Na sequência nas realizações do Plano de Ação para Financiar o Crescimento Sustentável (2018), para fazer face ao contexto atual, está em elaboração uma estratégia mais abrangente e ambiciosa – a Estratégia Renovada da Europa para o Financiamento Sustentável que irá estabelecer as recomendações estratégicas para a concretização do Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu – Plano de Investimento para Uma Europa Sustentável (anunciado em janeiro de 2020).

Segundo a Comissão Europeia “A Estratégia Renovada da Europa para o Financiamento Sustentável irá concentrar-se, principalmente, em três áreas:

  • Fortalecer as bases para o investimento sustentável, criando um quadro facilitador, com as ferramentas e estruturas apropriadas. Muitas empresas financeiras e não financeiras estão ainda excessivamente concentradas num desempenho financeiro de curto prazo, em vez de no seu desenvolvimento a longo prazo e nas oportunidades e desafios da sustentabilidade.
  • Aumentar as oportunidades para um impacto positivo na sustentabilidade para cidadãos, instituições financeiras e empresas. Este segundo pilar visa maximizar o impacto dos frameworks e ferramentas criadas, para o “financiamento verde”.
  • Os riscos climáticos e ambientais precisarão de ser totalmente geridos e integrados nas instituições financeiras e no sistema financeiro como um todo, assegurando, simultaneamente, que os riscos sociais, quando relevantes, serão devidamente tidos em consideração. Reduzir a exposição aos riscos climáticos e ambientais contribuirá ainda mais para o “financiamento verde”.”

Neste contexto, o grupo de Trabalho de Sustainable Finance, criado em 2016 e constituído por empresas do setor financeiro e de outros setores de atividade, tem por objetivo continuar a acompanhar e contribuir para o desenvolvimento das políticas de financiamento sustentável, desenvolver conhecimento, promover o debate e sensibilizar as empresas para as temáticas e desafios da Sustainable Finance.

Objetivos 2020

  • Acompanhar o desenvolvimento das políticas de financiamento sustentável, promover o debate e sensibilizar as empresas para as temáticas da Sustainable Finance.

Empresas que fazem parte do grupo

Estudos produzidos pelo grupo

2020-07-06T09:59:32+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept