Novos rumos para o BCSD Portugal em 2019
O BCSD Portugal faz 18 anos em 2019, com uma nova equipa e novos projetos na calha. Será um ano em que nos vamos aproximar mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e do conceito de Sociedade 5.0, que será o tema da nossa conferência anual.
Uma sociedade 5.0 é a que utiliza todo o potencial tecnológico subjacente à Indústria 4.0 e à Era da Informação, nomeadamente, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robots, entre outros, em prol da construção de uma sociedade híper inteligente e centrada na pessoa.
Acreditamos num futurismo humanista, na tecnologia como alavanca de um modelo de desenvolvimento sustentável inteligente. Num contexto de aumento exponencial da população e de escassez de recursos, será crítico assegurar mais e melhor tecnologia, assim o mote seja a pessoa e a sustentabilidade.
Já noutros momentos históricos a tecnologia suportou o progresso da Humanidade. A Revolução Agrícola permitiu alimentar um número crescente de pessoas e a Revolução Industrial melhorar os índices de bem-estar. A próxima etapa não será diferente. Para vencer o principal desafio do século XXI – o da sustentabilidade –, as tecnologias emergentes, ao integrar os mundos ciber, físico e biológico, têm potencial para dar acesso a níveis impensáveis de conhecimento e, assim, um contributo decisivo para um modelo de desenvolvimento sustentável inteligente.
Em 2019, iremos lançar um conjunto de desafios para empresas, startups e ONGs. Iremos, também, oferecer cinco novos produtos de formação, que irão proporcionar a qualquer empresa o apoio necessário ao longo da sua jornada para a sustentabilidade – desde os primeiros passos, de conhecimentos do conceito, e dos riscos e oportunidades da sustentabilidade, até à sua plena incorporação na cultura, estratégia e cadeia de valor da empresa.
Também a nossa comunicação vai mudar e iremos explorar novas parcerias e consolidar as atuais. Contamos com todos, sobretudo com o vosso entusiasmo. “Joy as an act of resistance” será o nosso mote.
João Meneses
Secretary General
|