Agenda da Sustentabilidade 2018_Dezembro

Agenda da Sustentabilidade 2018_Dezembro

Data da publicação: Dez 2018

NOVIDADES

 

Novos rumos para o BCSD Portugal em 2019

O BCSD Portugal faz 18 anos em 2019, com uma nova equipa e novos projetos na calha. Será um ano em que nos vamos aproximar mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e do conceito de Sociedade 5.0, que será o tema da nossa conferência anual.

Uma sociedade 5.0 é a que utiliza todo o potencial tecnológico subjacente à Indústria 4.0 e à Era da Informação, nomeadamente, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Robots, entre outros, em prol da construção de uma sociedade híper inteligente e centrada na pessoa.

Acreditamos num futurismo humanista, na tecnologia como alavanca de um modelo de desenvolvimento sustentável inteligente. Num contexto de aumento exponencial da população e de escassez de recursos, será crítico assegurar mais e melhor tecnologia, assim o mote seja a pessoa e a sustentabilidade.

Já noutros momentos históricos a tecnologia suportou o progresso da Humanidade. A Revolução Agrícola permitiu alimentar um número crescente de pessoas e a Revolução Industrial melhorar os índices de bem-estar. A próxima etapa não será diferente. Para vencer o principal desafio do século XXI – o da sustentabilidade –, as tecnologias emergentes, ao integrar os mundos ciber, físico e biológico, têm potencial para dar acesso a níveis impensáveis de conhecimento e, assim, um contributo decisivo para um modelo de desenvolvimento sustentável inteligente.

Em 2019, iremos lançar um conjunto de desafios para empresas, startups e ONGs. Iremos, também, oferecer cinco novos produtos de formação, que irão proporcionar a qualquer empresa o apoio necessário ao longo da sua jornada para a sustentabilidade – desde os primeiros passos, de conhecimentos do conceito, e dos riscos e oportunidades da sustentabilidade, até à sua plena incorporação na cultura, estratégia e cadeia de valor da empresa.

Também a nossa comunicação vai mudar e iremos explorar novas parcerias e consolidar as atuais. Contamos com todos, sobretudo com o vosso entusiasmo. “Joy as an act of resistance” será o nosso mote.

João Meneses
Secretary General

Nova equipa BCSD Portugal

Equipa BCSD Portugal

A equipa do BCSD Portugal está reorganizada e tem caras novas. Acreditamos, com esta redefinição de áreas de trabalho, poder ir ao encontro dos objetivos estipulados para os projetos em curso e os desafios que nos propomos começar em 2019.

João Meneses – Secretary General
Mafalda Evangelista – Head of Sustainability Knowledge
Rita Gíria – Head of Communication
Tânia Oliveira – Head of Member Relations
Daniela Pinheiro – Project Manager
Inês Amorim – Learning and Innovation Manager
Inês Martins – Project Manager
Neusa Meneses – Administrative Manager

Conhecer a equipa do BCSD Portugal >

NOVOS MEMBROS


Megasa

Signium

Sustain Azores

Vitrus Ambiente

Welever
N/A

Conhecer os membros do BCSD Portugal >

NOTÍCIAS

COP24

COP24

O BCSD Portugal integrou a Delegação Portuguesa à Conferência das Partes (COP24), da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), que decorreu em Katowice, na Polónia, de 10 a 14 de dezembro, com o objetivo de atingir um modelo global de desenvolvimento sustentável baseado na tríade tecnologia, pessoas e natureza. Deste encontro, o BCSD destaca a discussão em torno do tema da Transição Justa para uma economia neutra em carbono que decorreu ao mesmo tempo que as manifestações dos coletes amarelos em Paris devido ao aumento dos preços dos combustíveis, a primeira movimentação popular de peso contra políticas ambientais. A equipa fez também questão de participar nas sessões centradas na Alimentação, concluindo que são fundamentais cinco condições para alcançarmos um sistema alimentar sustentável – uma oferta mais saudável e sustentável, evolução tecnológica que permita melhorar a produtividade e a eficiência do uso dos recursos, redução do desperdício e implementação de políticas públicas mais coerentes. Uma estreia nesta convenção foi a discussão da inovação na indústria da Moda rumo à redução do impacto ambiental, sobretudo ao nível da utilização de água e de químicos tóxicos, mas também ao nível da implementação de sistemas de economia circular.

Ver depoimentos da equipa do BCSD Portugal em vídeo >

WBCSD Singapore Council Meeting

WBCSD Singapore Council Meeting

Esta reunião anual que, no próximo ano, também em outubro, se realizará em Lisboa, confirmou a existência de um modelo de negócio de sucesso alicerçado na sustentabilidade. Os associados do Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável saíram do encontro com redobrada confiança, com Peter Bakker, Presidente & CEO do WBCSD, a dizer que “este modelo está cada vez mais claro” e que agora “é apenas uma questão de integrá-lo na estratégia das empresas, garantindo que a forma como fazemos negócios está alinhada com a agenda da sustentabilidade”.

Ver vídeo sobre os destaques da reunião >

RNC 2050

RNC 2050

No evento promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética e pela a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a apresentação dos resultados do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), realizado no dia 4 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, foram partilhadas mensagens de compromisso das empresas para a concretização da neutralidade carbónica até ao fim de 2050, sabendo que a próxima década 2020-2030 será fundamental para garantir o alinhamento com esta trajetória. Acreditamos que o BCSD Portugal terá um papel fundamental na concretização deste objetivo, pelo que iremos promover uma tomada de posição conjunta através de um processo de consulta interna e recolha de contributos aos associados.

Saber mais sobre o RNC 2050 >

SAVE THE DATE

Conferência Anual BCSD Portugal
Assembleia Geral BCSD Portugal
Encontro de Delegados BCSD Portugal

World Economic Forum's Annual Meeting

Towards a Green Economy

Building the Future

WBCSD Council Meeting 2019

REDE


Crédito Agrícola

Pingo Doce

The Navigator Company

A sua empresa tem conteúdos que gostava de ver aqui?

ENVIAR SUGESTÕES

 

2019-02-06T16:46:37+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept