As empresas juntas pela natureza: act4nature Portugal

As empresas juntas pela natureza: act4nature Portugal

Data da publicação: Mai 2020

No Dia Internacional da Diversidade Biológica, 22 de maio, o BCSD Portugal lançou a iniciativa act4nature Portugal, para mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços de ecossistemas, um dos mais importantes desafios que o mundo atualmente enfrenta a par das alterações climáticas.

Esta é uma iniciativa que desafia as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. É uma call to action urgente às empresas para que assumam compromissos com a biodiversidade, integrando nos seus modelos de negócio ações e soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.

O Advisory Board do act4nature Portugal é composto por representantes das seguintes entidades: ANA Aeroportos de Portugal, EDP, Jerónimo Martins, LIPOR, REN, The Navigator Company, MAAC – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Natureza-Portugal (WWF Portugal), CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL – Universidade Nova de Lisboa, Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c) da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, CIBIO – Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources, CIIMAR- Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research da Universidade do Porto, Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, IST – Instituto Superior Técnico e MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento/Universidade de Évora.

O act4nature Portugal surge no âmbito do act4nature International, lançado em França, em 2018, pela associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD. A iniciativa integra-se nos compromissos assumidos, em 2019, pelo BCSD Portugal, ao integrar a coligação Business for Nature, os quais incluem o objetivo de envolver as empresas em compromissos que contribuam para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.

O lançamento decorreu numa sessão do ciclo de “Conversas sobre Sustentabilidade Online”, o programa online de entrevistas, debates e desafios sobre sustentabilidade do BCSD Portugal e contou com a moderação do Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Wengorovius Meneses e Mafalda Evangelista, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal. Tivemos o prazer de contar ainda com Claire Tutenuit, Secretária Geral na Entreprises pour l’environnement (EpE), Humberto Rosa, Diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e Pedro Beja, Vice-coordenador científico do CIBIO.

Agradecemos aos 200 participantes que estiveram presentes para o lançamento da iniciativa e participaram com questões e ideias.

Consulte as notícias sobre a iniciativa:

Capital Verde by ECO aqui

Ambiente Magazine aqui

Para quem não teve oportunidade de estar connosco, pode assistir ao vídeo em baixo:

2020-05-25T10:39:50+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept