BCSD Portugal apresenta projeto de capital natural da EDP Baixo Sabor

BCSD Portugal apresenta projeto de capital natural da EDP Baixo Sabor

Data da publicação: Fev 2020

O BCSD Portugal  organizou em Felgar, Torre de Moncorvo, a sessão Learning by Sharing sobre Capital Natural, na qual foram apresentadas pela EDP Produção duas das onze medidas de compensação ambiental implementadas no âmbito da criação das albufeiras do Baixo Sabor.

A primeira medida apresentada consistiu numa abordagem ativa de redução do risco de incêndio nas Zonas de Proteção do Património Natural (ZPPN) localizadas na envolvente da albufeira. Os resultados positivos que se têm vindo a alcançar permitem, também, proteger as restantes medidas compensatórias implementadas na envolvente. O segundo caso apresentado, resultou num impacto positivo na reprodução das espécies piscícolas autóctones afetadas pela construção da barragem.

A iniciativa, que decorreu no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal de Felgar (CIARA) faz parte do projeto LIFE Volunteer Escapes, que tem como objetivo promover ações de partilha de boas práticas das empresas e de sensibilização para a importância da conservação do Capital Natural, bem como para as oportunidades e benefícios resultantes.

Na sequência da apresentação dos trabalhos desenvolvidos no território envolvente destas albufeiras foram ainda feitas duas visitas técnicas: uma à Ribeira da Vilariça e outra a uma faixa de gestão de combustível florestal, localizada na ZPPN de Estevais-Larinho. Nestes dois locais foi possível constatar que o habitat de compensação da Ribeira da Vilariça permite melhorar o ambiente de reprodução de espécies piscícolas naquele local e compensar a afetação da área pertencente à Rede Natura 2000 (rede de áreas protegidas a nível europeu).

Observa-se ainda que a gestão de combustíveis florestais garante a criação de descontinuidades no território ao nível da carga de combustíveis, permitindo uma intervenção mais eficaz no combate e controlo da progressão de grandes incêndios.

Para Noel Marcos, responsável pelo acompanhamento dos projetos apresentados, “Compatibilizar a criação destas albufeiras com a conservação da natureza e do capital natural existente levou a um conjunto de medidas ambientais sem precedentes a nível nacional e, talvez, mesmo a nível europeu. De destacar também que estes trabalhos estão alicerçados em parceiros locais e contam com a colaboração das entidades presentes no território, o que ajuda a potenciar e a fazer crescer o capital natural desta região.”

Sara Goulartt, diretora adjunta da Direção de Sustentabilidade da EDP, destacou também que: “Temos a ambição de atingir um balanço global positivo para a biodiversidade nos nossos novos projetos até 2030 e estes casos de estudo são exemplos da nossa abordagem: uma visão de longo prazo, colaborativa e assente no conhecimento científico. Acreditamos que só assim será possível gerar valor assente nos recursos naturais das regiões onde operamos”.

A iniciativa, que contou com as boas vindas de Vítor Sobral, Secretário Executivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor, teve ainda a presença de responsáveis de várias empresas portuguesas que testemunharam e puderam partilhar algumas boas práticas na área da sustentabilidade.

O Ciclo de sessões Learning by Sharing sobre Capital Natural tem o objetivo de sensibilizar para as oportunidades resultantes de uma boa gestão e integração do capital natural nas estratégias das empresas. As sessões destinam-se às empresas que estão interessadas em projetos de conservação da natureza, assim como aos seus stakeholders (por exemplo fornecedores e outros parceiros). Estas sessões focam-se na partilha de casos de estudo empresariais, incluindo visitas técnicas ao local, onde as ações de boa gestão, reabilitação, proteção e de conservação da natureza são privilegiadas.

Programa realizado:

11:00 Receção dos participantes no CIARA, em Felgar, Torre de Moncorvo

11:15 Boas vindas
Associação de Municípios do Baixo Sabor e BCSD Portugal

11:30 Breve enquadramento da Política, Estratégia e Metas EDP no contexto da biodiversidade e capital natural
Sara Goulartt, EDP

11:45 O Capital Natural e a sua importância
BCSD Portugal

12:15 Caso de estudo: Plano de Redução de Risco de Incêndio
Noel Marcos, EDP Gestão da Produção

14:00 Visitas técnicas: faixa de redução de combustíveis florestais e melhoria do habitat da Ribeira da Vilariça
Noel Marcos, EDP Gestão da Produção

15:30 Encerramento das visitas técnicas

2020-02-12T16:20:58+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept