BCSD Portugal junta-se ao Pacto Português para os Plásticos

BCSD Portugal junta-se à Associação Smart Waste Portugal para impulsionar a transição para a economia circular dos plásticos

BCSD Portugal junta-se à Associação Smart Waste Portugal para impulsionar a transição para a economia circular dos plásticos

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – é um dos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital, do Ministério do Mar e parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Centrado na criação de uma economia circular para os plásticos, o Pacto Português para os Plásticos cria um compromisso entre o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos a nível nacional, a Academia e ONGs, definindo metas e objetivos ambiciosos para 2025.

Medidas como garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, assegurar que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem ou promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores são algumas das metas a que os signatários se comprometem com este Pacto.

Os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometem-se a apoiar e trabalhar em direção à visão global da Nova Economia dos Plásticos, da Fundação Ellen MacArthur, que se caracteriza por incentivar uma economia circular para os plásticos, na qual estes nunca se convertem em resíduos. Os signatários integram também a rede global dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, acedendo assim a uma plataforma exclusiva de troca de conhecimento, aprendizagens e melhores práticas com outros Pactos para o Plástico em todo o mundo.

O Pacto Português para os Plásticos foi formalizado hoje, dia 4 de fevereiro. A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

«O Pacto Português para os Plásticos promove a aceleração da transição para a economia circular dos plásticos em Portugal. Esta iniciativa é um passo essencial na jornada para uma maior sustentabilidade das empresas em Portugal», destaca João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal.

Saiba mais sobre o Pacto aqui.

Continue a ler

Carregar mais artigos