BCSD Portugal promove sessão de visionamento do documentário “Ice on Fire”

BCSD Portugal promove sessão de visionamento do documentário “Ice on Fire”

Data da publicação: Jul 2019

O BCSD Portugal, em parceria com a HBO Portugal, promove uma sessão publica de visionamento do documentário “Ice on Fire”, seguida de debate, produzido e narrado por Leonardo DiCaprio.

15 de julho | auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian | 17h às 19:30h

ICE ON FIRE é um documentário que chama a atenção para muitas soluções inéditas, destinadas a desacelerar a crescente crise ambiental. Indo além da atual narrativa sobre mudanças climáticas, oferece uma perspetiva do que podemos fazer para travar o aquecimento global e os seus efeitos.

O debate conta com a presença de três oradores distintos, empenhados na temática das alterações climáticas: um gestor, um cientista e uma jovem ativista.

Antonio Martins da Costa, membro do board da EDP e responsável pela Direcção de Sustentabilidade do Grupo EDP

Gonçalo Vieira, Professor no IGOT – Universidade de Lisboa e Coordenador do Programa Polar Português

Francisca Salema, Estudante do ensino secundário, Organizadora da Greve Climática Estudantil

Com moderação de João Wengorovius Meneses, Secretário Geral do BCSD Portugal

Este evento é gratuito, e requer inscrição prévia aqui.

Ainda sobre o documentário:

Produzido pelo vencedor do OSCAR®, Leonardo DiCaprio, George DiCaprio e Mathew Schmid, e realizado por Leila Conners, estreou mundialmente no Festival de Cannes de 2019, enquanto Seleção Oficial do Festival, no dia 22 de maio, Em Portugal estreou em junho, em exclusivo, na HBO Portugal.

“Eu e os meus colegas fizemos o ICE ON FIRE para dar voz aos cientistas e investigadores que trabalham todos os dias incansavelmente, nas linhas da frente das alterações climáticas”, diz o produtor e narrador Leonardo DiCaprio. “Queríamos fazer um documentário que retratasse a beleza do nosso planeta, enquanto damos voz a soluções muito necessárias em energias renováveis e isolamento de carbono. Este documentário mostra o que está em jogo, se continuarmos passivos e como, com a ajuda de cientistas dedicados, todos podemos atuar. Espero que o público se sinta inspirado a tomar medidas para proteger o nosso lindo planeta”.

ICE ON FIRE foi filmado um pouco por todo o mundo, desde a Noruega ao Alasca, da Islândia ao Colorado, da Suíça à Costa Rica e a Connecticut. O documentário destaca os relatos em primeira mão de pessoas na vanguarda da crise climática, com o cunho de cientistas, agricultores, inovadores e outros.

Enfatiza a importância de uma abordagem dupla e imediata para reverter esta crise: por um lado, reduzir as emissões de carbono através de fontes tradicionais de energia renovável e novas, como a energia das marés; por outro, implementar medidas de redução, concentradas em métodos de extração e isolamento de carbono, incluindo a captura direta de ar, aquacultura, quintas urbanas, biocarvão, neve marinha, folhas biónicas entre outros.

ICE ON FIRE comprova que, embora os riscos e a urgência de hoje possam ser maiores do que nunca, também há maiores oportunidades para soluções inovadoras, oferecendo uma perspetiva realista, mas esperançosa, sobre uma questão global chave que exige a nossa atenção.

 

2019-07-12T14:58:25+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept