Em breve: Protocolo do Capital Social

Em breve: Protocolo do Capital Social

Data da publicação: 30/08/2016

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) vai lançar, em dezembro de 2016, o protocolo do capital social, uma ferramenta para as empresas medirem e valorarem as suas interações com as pessoas e a sociedade. O protocolo vai identificar as melhores práticas nesta área, evidenciar os impactos sociais positivos nas empresas e reforçar a importância de as empresas integrarem os impactos e dependências sociais no desempenho do negócio e na tomada de decisões.

O protocolo compreende cinco passos: 1. Perceber a contribuição dos temas sociais para a relevância do negócio; 2. Definir a abordagem da empresa aos temas sociais; 3. Medir; 4. Avaliar a performance; e 5. Integrar resultados.

Em junho de 2015, o WBCSD começou a desenvolver o protocolo do capital social com o lançamento de “A Call for Collaboration”. Desde então, o WBCSD tem vindo a reunir as experiências, argumentos e reflexões das empresas associadas na medição e avaliação de três temas cruciais para a gestão das empresas: emprego, competências e segurança. A publicação “Building the Social Capital Protocol: Insights into employment skills and safety”, além de descrever o detalhe do “como” e do “porquê” de cada passo do protocolo, partilha também um conjunto de reflexões e lições aprendidas sobre a aplicação do protocolo a 15 empresas: Accenture, AkzoNobel, BASF, BMW Group, DSM, Deloitte, EY, Evonik, KPMG, Lafarge Holcim, Nestlé, PWC, SCA, Siemens e Solvay.

Em Portugal, o BCSD também está a desenvolver o teste piloto desta metodologia com algumas das suas associadas: CP, EDP, Everis, Galp e Lipor. No próximo mês de outubro, no Council Meeting do WBCSD, que este ano se realiza na Índia, vão ser partilhadas as principais conclusões e casos de estudo resultantes deste projeto. Em dezembro será lançada a primeira versão pública do protocolo do capital social, ilustrada com exemplos nas áreas do emprego, competências e segurança e uma plataforma online para partilha de conhecimento.

2016-09-16T15:54:33+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept