ESI Europe

Desafio

Em 2014 a União Europeia (UE) estabeleceu uma meta de redução do consumo de energia em 20% até 2020 e propôs reduzir 30% até 2030. Recentemente, a Comissão Europeia reforçou essa ambição em matéria de clima e propôs uma redução de 55% das emissões até 2030, como etapa para alcançar o objetivo de neutralidade climática em 2050. Para atingir essas metas é necessário mobilizar investimentos significativos no setor privado.

As pequenas e médias empresas (PME) constituem 99% das empresas da UE, representando uma oportunidade de mercado significativa para melhorias de Eficiência Energética (EE). No entanto, esta oportunidade permanece em grande parte inexplorada devido à alta perceção de risco no que toca ao investimento em EE.

Projeto

O projeto Driving Investment in Energy Efficiency through Energy Savings Insurance in Europe – ESI Europe, está a ser desenvolvido em Portugal pelo BCSD. O projeto teve início em fevereiro de 2018 e tem a duração de 4 anos.

O objetivo do ESI Europe é criar condições para que as PME possam ser tecnologicamente eficientes diminuindo ao máximo o risco de investimento, através da criação e da implementação de um seguro de desempenho. Este projeto, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, está a ser liderado pela ONG Suíça BASE e realizado, simultaneamente, em Portugal, Espanha e Itália. Em anos anteriores, o modelo foi implementado com sucesso em países da América Latina como a Colômbia e o México.

O ESI é um modelo inovador que permite a redução do consumo energético, ao mesmo tempo que melhora a performance e aumenta a sustentabilidade ambiental das operações da empresa. Ao utilizar o ESI, o investimento em novos equipamentos com vista à eficiência energética gera poupanças garantidas e asseguradas.

Go Safe with ESI

Em 2020 foi lançado o modelo GoSafe with ESI que contribui para a redução dos riscos de implementação e garante a poupança energética estimada pelos fornecedores de tecnologia.
Desenvolvido para estimular empresas de diferentes setores a utilizar energia com maior eficiência e com poupanças garantidas, o GoSafe with ESI consiste em três elementos: um acordo entre a PME e a empresa fornecedora de tecnologia, um seguro de poupança energética, a realizar com uma seguradora, e uma validação técnica dessa poupança, por uma entidade independente.

Caso a poupança energética prometida pela empresa fornecedora de tecnologia não se verifique, o seguro, com uma duração de 5 anos, adaptado às necessidades das PME, permitirá recuperar o valor da poupança estimada.

O modelo ESI foi reconhecido pelo Global Innovation Lab for Climate Finance como um dos instrumentos mais promissores para mobilizar investimentos do setor privado em eficiência energética, e as suas vantagens para as PME são, principalmente, a redução dos custos energéticos e de manutenção, o incremento da eficiência energética, da produtividade e da competitividade, a garantia de poupança futura de energia, o acesso facilitado a empréstimos para investimentos em eficiência energética e a redução do impacto ambiental através da diminuição do consumo energético e das emissões de gases com efeito de estufa.

Em 2014 a União Europeia (UE) estabeleceu uma meta de redução do consumo de energia em 20% até 2020 e propôs reduzir 30% até 2030. Recentemente, a Comissão Europeia reforçou essa ambição em matéria de clima e propôs uma redução de 55% das emissões até 2030, como etapa para alcançar o objetivo de neutralidade climática em 2050. Para atingir essas metas é necessário mobilizar investimentos significativos no setor privado.

Considerando que 99% das empresas da UE são PME, estas representam uma oportunidade de mercado significativa para melhorias de Eficiência Energética (EE). No entanto, esta oportunidade permanece em grande parte inexplorada devido à alta perceção de risco no que toca ao investimento em EE. Para ultrapassar este constrangimento, em fevereiro de 2018, foi iniciado o projeto Energy Savings Insurance (ESI) Europe, por um consórcio constituído pela Basel Agency for Sustainable Energy (BASE) na Suíça, a Federação Italiana de Eficiência Energética (FIRE), o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal (BCSD Portugal) e o EnergyLab em Espanha. Conta também com o apoio da United Nations Environment Programme Finance Initiative.

O BCSD Portugal é parceiro do projeto H2020 Energy Savings Insurance (ESI) Europe com o objetivo de tornar as PME portuguesas mais competitivas através da Eficiência Energética. Antes de chegar à Europa, o modelo ESI foi implementado com sucesso na Colômbia e no México e está a ser desenvolvido em mais dez países da América Latina e Ásia.

Notícias

Parceiros

Este projeto conta com a participação das seguintes entidades:

FAQ

O que é o projeto ESI Europe?

O projecto Energy Savings Insurance (ESI) Europe, com início em fevereiro de 2018 e duração de três anos, tem como objetivo promover a realização de investimentos em eficiência energética pelas PME, através da implementação do modelo GoSafe with ESI. Para isso, recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, no setor de financiamento inovador (EE-23-2017).

O que é o GoSafe with ESI?

GoSafe with ESI é o conjunto de elementos que constituem o modelo ESI, desenvolvidos no âmbito do projeto ESI Europe, que garantem a poupança energética prometida pelos fornecedores de tecnologia. Estes elementos são um contrato de prestação de serviços adaptado às necessidades das PME, um seguro e a validação técnica da poupança energética.

Que elementos integram o GoSafe with ESI?

Contrato GoSafe with ESI

Estabelecido entre o fornecedor de tecnologia e a PME, com garantia de poupança de energia.

Seguro de Poupança Energética

Fornecido por uma seguradora que garante a poupança energética por parte do fornecedor de tecnologia, por um período de até 5 anos.

Validação Técnica

Feita por uma entidade independente no início do projeto.

Quais as etapas de implementação do GoSafe with ESI?

Preparação

O fornecedor de tecnologia disponibiliza uma solução com garantia de poupança energética.

Ativação do contrato

A entidade de validação leva a cabo uma avaliação técnica para validar a garantia de poupança energética. A seguradora emite o seguro de poupança e o contrato é ativado.

Implementação

O fornecedor de tecnologia instala o novo equipamento de elevada eficiência energética. A entidade de validação verifica se a instalação foi feita de acordo com o definido no contrato.

Operação

O novo equipamento gera uma redução de custos energéticos e melhora a produtividade. A manutenção por parte do fornecedor de tecnologia assegura o seu funcionamento ótimo.

Monitorização de poupança

A poupança energética é medida e reportada periodicamente pelo fornecedor de tecnologia, através de um sistema online simples, onde a empresa revê os valores para aprovação.

Cobertura do seguro

Em caso de não verificação da poupança energética garantida, a entidade de validação atua como árbitro. Se o fornecedor de tecnologia não cumprir os compromissos estabelecidos, o seguro cobre a diferença entre a poupança proposta e a poupança alcançada.

Qual o papel do BCSD Portugal no projeto?

O BCSD Portugal é um dos parceiros do projeto ESI Europe, e implementa o GoSafe with ESI a nível nacional, atuando como facilitador da sua implementação no mercado português.

Só os membros do BCSD Portugal é que podem aderir?

Não, qualquer entidade pode oferecer ou incluir o GoSafe with ESI nos seus projetos de eficiência energética. O objetivo do projeto é implementar o modelo ESI no mercado para que possa ser utilizado por qualquer PME e para que possa ser oferecido por qualquer fornecedor de tecnologia e seguradora.

Sou uma PME. Porque devo incluir o GoSafe with ESI no meu projeto?
  • Redução da conta de eletricidade, dos custos de manutenção e do tempo de inatividade;
  • Incremento da eficiência, da produtividade e da competitividade;
  • Garantia de poupança futura de energia, validada independentemente e coberta por um seguro;
  • Acesso facilitado a empréstimos para investimentos em eficiência energética, com impacto positivo nas condições de crédito (taxa de juro e prazo);
  • Redução do impacto ambiental através da diminuição do consumo energético e das emissões de gases com efeito de estufa.
Sou uma PME, o que preciso fazer para incluir o GoSafe with ESI no meu projeto?
Solicite informação sobre o modelo ESI ao seu fornecedor de tecnologia.

Durante o primeiro semestre de 2020 o BCSD Portugal organizará várias sessões de apresentação do GoSafe with ESI pelo país. Ao participar numa destas sessões ficará a saber como funciona o modelo e ainda poderá esclarecer as suas dúvidas.  Consulte a nossa agenda pelo nosso website ou contacte-nos para saber quando será a próxima sessão.

Sou um fornecedor de tecnologia ou uma instituição financeira. Como posso comunicar que a minha empresa é fornecedora do seguro?
O GoSafe with ESI é a marca sobre a qual é oferecido o modelo ESI, que inclui um contrato, um seguro e uma validação técnica. As empresas que o oferecem têm acesso ao material de comunicação do GoSafe with ESI e promovem-no publicamente nos seus canais de comunicação.
Quais as tecnologias que podem estar abrangidas pelo seguro?

 

  • Iluminação;
  • Motores;
  • Compressores de ar;
  • Caldeiras;
  • Cogeração;
  • Refrigeração;
  • Equipamentos solares fotovoltaicos;
  • Instalações solares térmicas;
  • HVAC, Aquecimento, ventilação e ares-condicionados.

 

Como posso obter mais informação sobre o GoSafe with ESI?

Consulte o website dedicado https://gosafe-esi.com/pt-pt/.

Participe nos workshops de apresentação do modelo ESI.

Contacte-nos para mais informações, através do seguinte e-mail:  [email protected]