Sincere

Desafio

O crescimento populacional e as alterações socioeconómicas que têm ocorrido nos últimos anos têm causado grandes pressões nos serviços que a floresta proporciona. Isto resulta de uma maior dificuldade na gestão da floresta, especialmente porque a procura de madeira está a aumentar e as práticas de gestão florestais muitas vezes valorizam a produção de madeira, em detrimento de outros benefícios que advêm dos ecossistemas florestais.

Existe a necessidade de incentivar política e economicamente formas de valorizar serviços sem valor de mercado direto, de modo a que gestores e proprietários florestais tenham motivações adicionais para fornecer este tipo de serviços.

Projeto

O projeto Spurring INnovations for forest eCosystem sERvices in Europe (SINCERE) pretende contribuir para o desenvolvimento de uma política europeia coordenada para maximizar o valor para a sociedade dos serviços de ecossistemas florestais e sua provisão sustentável. Este projeto, com 4 anos de duração, é financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, liderado pelo European Forest Institute e desenvolvido em Portugal pelo BCSD.

O projeto SINCERE surge como resposta às necessidades da sociedade por serviços florestais, como é o caso do recreio, proteção da biodiversidade e de sequestro de carbono.

O projeto analisa alternativas inovadoras para valorizar e implementar estes “serviços de ecossistema florestais” através do desenvolvimento de políticas e modelos empresariais, conectando o conhecimento e a experiência prática, científica e política, dentro e fora da Europa.

O BCSD integra a equipa de comunicação do projeto juntamente com o European Forest Institute e IUCN European Regional Office.

 
 

Objetivos

  • Promover a investigação e inovação para os serviços que as florestas fornecem à sociedade;
  • Desenvolver novas políticas e modelos empresariais de modo a alavancar os serviços florestais;
  • Integrar a investigação e a experiência da prática, ciência e política dentro e fora da Europa;
  • Envolver skateholders locais, que têm um papel importante no planeamento, implementação e avaliação de onze casos de estudo.

Papel do BCSD Portugal

  • Assegurar o envolvimento com a comunidade empresarial, nomeadamente através de workshops e webinars;
  • Promover a comunicação e disseminação do conhecimento e resultados do projeto junto da comunidade empresarial, nomeadamente sobre conceitos como serviços de ecossistemas florestais e mecanismos de inovação no âmbito da valorização e do pagamento de serviços de ecossistema florestais.

Atividades

  • Implementação de 11 ações de inovação (casos de estudo) que irão fornecer as bases para uma aprendizagem contínua e colaborativa em nove regiões da Europa e em duas regiões internacionais: Peru e Rússia.

Parceiros

O consórcio do projeto é constituído pelas seguintes entidades: