Loading...

Task Force Economia Circular

TF Economia Circular2019-02-08T15:26:20+00:00

Desafio

A gestão dos resíduos com vista à valorização e (re)incorporação na economia é uma das áreas de foco da economia circular em matéria de política pública europeia. Uma vez que a percentagem de resíduos valorizados em Portugal é inferior à média europeia, é prioritário que os resíduos passem a ser considerados como recursos, dando lugar à exploração de sinergias entre empresas que venham a concretizar projetos de simbioses industriais.

Numa primeira fase, esta task force procura potenciar sinergias entre os associados do BCSD Portugal na área dos resíduos e subprodutos, para posteriormente alargar o projeto à comunidade empresarial portuguesa em geral.

Objetivos

Em atualização

Iniciativas

Em atualização

Resultados

Em atualização

“Sinergias Circulares: Desafios para Portugal”

O estudo “Sinergias Circulares” apresenta os impactos económicos, sociais e ambientais do aproveitamento dos resíduos enquanto matéria-prima, isto é, evidencia os benefícios da transação de resíduos entre empresas para a economia e para o país. As conclusões do estudo atestam a redução de extração doméstica, a criação de novos empregos, a redução de consumos intermédios e a geração de valor acrescentado bruto (VAB). O estudo apresenta também um mapeamento dos resíduos mais produzidos por concelho que responde às seguintes perguntas: Quais os resíduos produzidos? Em que quantidades? Em que zona do país? Que tipo de indústrias podem absorver resíduos?

Membros envolvidos

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept