Loading...

Neutralidade Carbónica

Neutralidade Carbónica2019-08-19T14:23:33+00:00

O que é?

O Acordo de Paris (2015) veio confirmar que a economia europeia e mundial está a entrar numa fase de transição para um novo modelo económico, assente numa economia de baixo carbono. O acordo evidencia que, do ponto de vista científico, é possível baixar as emissões de CO2 de forma para que o aumento da temperatura média global do planeta não ultrapasse os 2°C– a concretização deste acordo é critico para travar as alterações climáticas e regenerar o planeta.

A concretização destes objetivos implica uma mudança de modelo económico e, consequentemente, uma mudança na forma como os países crescem e como as empresas produzem bens e serviços. Assim, uma economia de baixo carbono, também designada por economia verde, é uma economia capaz de gerar emprego e riqueza e promover a competitividade das empresas através da produção de bens e serviços com menor impacto ambiental.

O caminho para a neutralidade carbónica (balanço das emissões de CO2 igual a zero) já está a ser adotado por várias empresas, dentro e fora de Portugal, apresentando soluções concretas que contribuem para a redução de emissões e, consequentemente, combatem as alterações climáticas.

O BCSD Portugal tem vindo a acompanhar e a estimular o desenvolvimento deste tema, nomeadamente através do grupo de trabalho da Bioeconomia e outras iniciativas realizadas em conjunto com as empresas associadas.

Roteiro para a Neutralidade Carbónica

Portugal comprometeu-se internacionalmente com o objetivo de redução das suas emissões de gases com efeito de estufa por forma a que o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera (ex., pela floresta) seja nulo em 2050. Para o efeito, foi publicado O Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que visa suportar tecnicamente este objetivo político assumido pelo governo português e que define linhas de atuação e setores prioritários.

O BCSD Portugal está atento e a acompanhou ativamente a elaboração do Roteiro de Neutralidade Carbónica, contando, para isso, com a colaboração das empresas suas associadas.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept