Pacto de Mobilidade Empresarial
para a Cidade de Lisboa
Desafio
A mobilidade urbana atravessa uma profunda transformação impulsionada por mudanças tecnológicas e culturais. Os cidadãos e os governos procuram soluções mais ecológicas e eficientes para responder às suas necessidades de mobilidade e, ao mesmo tempo, proteger o planeta.
Ora, nenhuma cidade, instituição ou empresa pode enfrentar este desafio individualmente. A colaboração é vital para alcançar o objetivo de catalisar ações que tornem a mobilidade na cidade mais sustentável.
Resumo
O Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL) é um compromisso promovido pelo WBCSD, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo BCSD Portugal e pelas empresas e instituições signatárias.
Visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de ações concretas, com as quais as empresas se comprometem, em interação com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes. Através da adoção de novas medidas, comportamentos e soluções, em cooperação com o poder local, o PMEL irá estimular ações que visem otimizar e descarbonizar as operações e as frotas das diferentes entidades, promover a diversificação e integração do mix modal, e promover o crescimento do uso de transporte multimodal coletivo e inclusivo.
Objetivos
O objetivo do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa é estimular o papel das empresas para uma mobilidade mais:
- Ecológica: contribuir para a redução das emissões de CO2 (pelo menos 50% de redução em 2030, em comparação com os níveis de 1990), bem como reduzir gases poluentes e melhorar a qualidade do ar;
- Inclusiva: estimular o desenvolvimento de planos de mobilidade que visem providenciar a todos os colaboradores das empresas aderentes ao PMEL soluções de mobilidade sustentáveis e acessíveis;
- Eficiente: promover parcerias, incentivos e plataformas digitais que permitam a todos os mencionados colaboradores ter tempos de viagem casa-trabalho mais curtos, com maior conforto e menos despesa;
- Segura: promover comportamentos seguros e responsáveis, alinhados com as políticas públicas, e com o objetivo “zero mortos”.
Entidades Aderentes
Empresas e Instituições comprometidas
Medidas a implementar entre Dez 2019 e Dez 2021
Notícias
Testemunhos
Peter Bakker
Presidente e CEO do WBCSD
“O Pacto de Mobilidade Empresarial em Lisboa define o caminho para o sucesso e necessitamos que outras empresas e outras cidades do mundo utilizem este modelo para a sua própria transformação e para apoiar o crescimento inclusivo e sustentável”.
Miguel Gaspar
Vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa
“A cidade irá fornecer as condições necessárias para garantir que os compromissos serão mensurados e que o diálogo continue”.
Vasco de Mello
Presidente e CEO da Brisa (por ocasião da assinatura)
“A transformação faz-se com persistência e com coerência, e Lisboa dá-nos um bom exemplo de ambas, quando a Câmara mantém a agenda que definiu para si própria, e quando a Câmara, as empresas e o WBCSD são capazes de materializar no presente, aquilo que já foi só uma visão de longo prazo”.
António Mexia
CEO da EDP (por ocasião da assinatura)
“Enquanto líderes de algumas das empresas mais sustentáveis do mundo, devemos intensificar os esforços e trabalhar com outras empresas, clientes, cadeias de valor e cidades, de forma a alavancar o desenvolvimento de soluções concretas e alcançar a transformação da mobilidade sustentável”.
António Melica
Diretor Geral de Portugal da Nissan Iberia, SA
“Dispomos da tecnologia, dos meios e do conhecimento necessário para contribuir para a descarbonização das cidades e estamos entusiasmados com a oportunidade de partilhar a nossa experiência com Lisboa e com as instituições e empresas, nomeadamente as que assinam este pacto, para tornar a mobilidade sustentável uma realidade num futuro próximo”.
Peter Oosterveer
CEO da Arcadis
“Temos a ambição de desenvolver Pactos de Mobilidade Empresarial noutras cidades do mundo, utilizando a cidade de Lisboa como modelo de sucesso para a colaboração público-privada”.
João Wengorovius Meneses
Secretário Geral do BCSD Portugal
“É tempo de agir. O Pacto de Mobilidade Empresarial fornece às empresas colaboração, inovação e metas ambiciosas. Esses são os meios que nos ajudarão a alcançar a nossa visão de cidades sustentáveis. Liderar com a ação, agir com rapidez e foco no impacto levar-nos-á até lá”.
Nelson Lage
Presidente da ADENE
“A ADENE, enquanto agência líder para a transição energética, valoriza iniciativas como a do Pacto de Mobilidade Empresarial em Lisboa que tornam a cidade pioneira no caminho rumo à mitigação das alterações climáticas, apostando na proximidade e partilha, dando o exemplo a outras cidades em Portugal e no Mundo.”