Pacto de Mobilidade Empresarial
para a Cidade de Lisboa

Uma iniciativa conjunta

Desafio

A mobilidade urbana atravessa uma profunda transformação impulsionada por mudanças tecnológicas e culturais. Os cidadãos e os governos procuram soluções mais ecológicas e eficientes para responder às suas necessidades de mobilidade e, ao mesmo tempo, proteger o planeta.

Ora, nenhuma cidade, instituição ou empresa pode enfrentar este desafio individualmente. A colaboração é vital para alcançar o objetivo de catalisar ações que tornem a mobilidade na cidade mais sustentável.

Resumo

O Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL) é um compromisso promovido pelo WBCSD, pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pelo BCSD Portugal e pelas empresas e instituições signatárias.

Visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de ações concretas, com as quais as empresas se comprometem, em interação com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes. Através da adoção de novas medidas, comportamentos e soluções, em cooperação com o poder local, o PMEL irá estimular ações que visem otimizar e descarbonizar as operações e as frotas das diferentes entidades, promover a diversificação e integração do mix modal, e promover o crescimento do uso de transporte multimodal coletivo e inclusivo.

Objetivos

O objetivo do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa é estimular o papel das empresas para uma mobilidade mais:

  • Ecológica: contribuir para a redução das emissões de CO2 (pelo menos 50% de redução em 2030, em comparação com os níveis de 1990), bem como reduzir gases poluentes e melhorar a qualidade do ar;
  • Inclusiva: estimular o desenvolvimento de planos de mobilidade que visem providenciar a todos os colaboradores das empresas aderentes ao PMEL soluções de mobilidade sustentáveis e acessíveis;
  • Eficiente: promover parcerias, incentivos e plataformas digitais que permitam a todos os mencionados colaboradores ter tempos de viagem casa-trabalho mais curtos, com maior conforto e menos despesa;
  • Segura: promover comportamentos seguros e responsáveis, alinhados com as políticas públicas, e com o objetivo “zero mortos”.

Entidades Aderentes

Empresas e Instituições comprometidas

Medidas a implementar entre Dez 2019 e Dez 2021

Notícias

Testemunhos